Sexta-feira, 28 out 2016 - 18h32
Por Rogério Leite

Mega impacto de asteroide criou um dos maiores mares da Lua

Com base em dados coletados por satélites que orbitaram a Lua em 2012, cientistas estadunidenses conseguiram entender como se formou um dos maiores mares da Lua e seu gigantesco conjunto de anéis concêntricos.

Mare Orientale
Imagem do Mar Oriental (também chamado de Cratera oriental). A feição é composta por três anéis concêntricos e tem 930 km de diâmetro. Crédito: Ernest Wright, NASA/GSFC Scientific Visualization Studio.

De acordo com o estudo publicado na revista Science, Mar Oriental foi criada há 3.8 bilhões de anos, após um asteroide de 64 km de diâmetro atingir a superfície da Lua a 15 km por segundo.

Mar Oriental é uma das maiores feições do nosso satélite natural. Tem entre 320 e 460 quilômetros de diâmetro, com três anéis concêntricos que formam uma estrutura com mais de 900 km de diâmetro.

A descoberta foi divulgada em dois artigos escritos no Instituto Tecnológico de Massachusetts, MIT e Universidade Brown, ambas nos EUA e foi possível graças aos dados colhidos em 2012 pelos satélites da missão Grail, que mapeou o campo gravitacional da Lua.

De acordo com o estudo do geólogo Brandon Johnson, da Universidade Brown, os anéis que circulam Mar Oriental não foram criados pelo impacto do asteroide. Segundo o pesquisador, os anéis foram provavelmente formados ao longo do tempo, após o colapso das fraturas da rocha e pelas variações de temperatura.

Mar Oriental é muito difícil de ver a partir da Terra, uma vez que se localiza ligeiramente além das bordas da face visível da Lua. Tudo que podemos ver daqui é uma parte das montanhas Monte Rook e Montes Cordillera, que formam uma parte do anel externo. A libração da Lua permite que em algumas ocasiões uma parte mais interior possa ser vista.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson