Procure no Apolo11
Terça-feira, 16 jun 2020 - 11h25
Por Rogério Leite

Meteoro: bola de fogo cruza o noroeste da Austrália

Na noite do dia 15 de junho, uma bola de fogo extremamente brilhante cruzou o céu de diversas cidades da Austrália e pode ser vista em praticamente toda a costa noroeste do país. Imagens captadas por telefones celulares mostram o bólido se deslocando lentamente de oeste para leste, provavelmente acima do oceano Índico em direção ao Mar de Timor.

Bola de fogo no noroeste da Austrália.
Bola de fogo no noroeste da Austrália.

Baseado em relato de testemunhas, a rocha penetrou na atmosfera em 14 de junho às 16h45 UTC (13h45 BRT) e durou entre 20 e 30 segundos até desaparecer no horizonte.

Não foi confirmado se fragmentos da rocha tocaram o solo ou o oceano e também não houve relatos de estrondos ou ruídos espetaculares, o que supõe que a rocha se desintegrou lentamente na atmosfera. As cenas revelam um bólido de cor esverdeada, possivelmente por conter magnésio em sua composição química.

Continua após a publicidade


Asteroides Próximos?
Alguns sites levantaram a hipotese de a rocha observada na Austrália ser o asteroide 2002 NN4 (163348), mas de acordo com o JPL da Nasa, o asteroide passou nas cercanias da Terra no sábado, dia 6 de junho, a 5 milhões de quilômetros da Terra.

Outro asteroide candidato à fulgurante aproximação seria 2017 MF7, que cruzou as vizinhanças da Terra no mesmo dia às 13h10 UTC, ou seja, com três horas de diferença. No entanto, a página de asteroides do Apolo11.com mostra que esse asteroide passou a mais de 1 milhão de km de distância.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -