Sábado, 7 set 2019 - 10h27
Por Rogério Leite
Missão indiana falha e módulo não consegue descer na Lua
A missão Chandrayaan-2, que deveria ter pousado o módulo Vikran na superfície da Lua, falhou nos instantes finais. Tudo corria bem até 2.1 km de altitude, quando o centro de controle da missão perdeu o contato com a sonda. Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas há algumas hipóteses.
![]() Sala de comando da Missão Chandrayaan-2, em Bangalore, Índia. No insert, o diretor do Apolo11 narra os procedimentos durante a transmissão ao vivo. Trinta minutos antes de iniciar a descida, os sinais de telemetria enviados em tempo real pelo módulo de pouso mostraram que todas as etapas estavam sendo executadas corretamente, além disso, o disparo dos retrofoguetes, que tinham a função de desacelerar o Vikran, operaram dentro do esperado. Tudo ia aparentemente bem até que a nave atingiu a altitude de 2.1 km acima do solo lunar, quando os dados telemétricos pararam de ser mostrados no painel de status da missão. Alguns instantes depois, sem atualizações enviadas pela telemetria, era claro que a nave havia perdido o contato com a Terra.
Até agora, a ISRO não declarou o fim da missão, uma vez que o orbitador está ativo deverá fazer diversos experimentos no espaço, mas a cereja do bolo, o módulo Vikran e o jipe-robô Pragyan não deverão operar no solo. Se essa foi a falha, a missão Chandrayaan-2 sofreu da mesma falha da nave israelense Beresheet, que em abril se espatifou no solo lunar devido a alta velocidade de descida. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês -