Procure no Apolo11
Sexta-feira, 2 jun 2006 - 08h19

Muito distante, cometa 73P/ ainda pode ser visto antes do nascer-do-Sol

Mesmo distante, o cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 ainda pode ser visto por quem se aventurar a acordar um pouco mais cedo neste sábado, 3 de junho.

Viajando a mais de 50 mil km/h, dezenas de fragmentos continuam sua órbita ao redor do Sol, a mais 10 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta.

Ver os dois maiores fragmentos, B e C, não é tão fácil como há 15 dias, quando se aproximaram ao máximo do planeta. Naquela ocasião os fragmentos podiam ser vistos até mesmo a olho nu, nas regiões mais livres de poluição luminosa e atmosférica.

Continua após a publicidade


Para enxergar os dois fragmentos vai ser necessário um binóculo de boa qualidade ou uma luneta ou telescópio. No mapa celeste, visto acima, vemos que às 06h26, o cometa estará com elevação próxima a 60 graus e seu azimute a 62 graus, um pouco à esquerda do ponto cardeal leste. Em caso de dúvida, localize Vênus, muito brilhante neste horário, e se guie por ele.

Iridium Flare sobre São Paulo
Se você não consegue ver o cometa 73/P e anda meio desanimado por isso, não fique triste.

Se você mora na capital de São Paulo, um interessante espetáculo espacial poderá ser visto às 18h42m05s deste sábado, 03 de junho. Trata-se do Iridium Flare, um forte brilho, de rápida duração, causado pelo reflexo do sol nas gigantescas antenas polidas do Iridium 29, um dos inúmeros satélites da empresa Iridium, de telefonia por satélite.

Para ver o Iridium Flare, não precisa de nada, somente atenção e uma boa ajuda do tempo. É só olhar para o norte (azimute zero), a uma elevação de 30 graus, exatamente no horário informado. Você verá um forte clarão que vai durar somente alguns segundos, mas de forte intensidade, que deverá alcançar -7 na escala de magnitudes, similar ao brilho de Vênus na manhã.

Boa sorte !

Na foto maior, o cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3, como fotografado pelo astrônomo Andrew Catsaitis, de Mangrove Mountain, Australia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -