Procure no Apolo11
Quarta-feira, 11 mai 2005 - 15h58

NASA lança amanhã novo satélite da série NOAA

Prossegue a contagem regressiva na Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia.

Se não houver problemas e as condições do tempo permitirem, um novo satélite de observação meteorológica será posto em órbita. O lançamento está previsto para acontecer as 10h22 UTC (13h22 Hora de Brasília) desta quinta-feira e será transmitido pela NASA-TV, disponível pelo Apolo11.

Conhecido como NOAA-N, o satélite é mais novo integrante da família TIROS e deverá continuar a fornecer importantes dados de monitoramento ambiental, entre eles o nível de ozônio e distribuição de aerossóis na atmosfera, temperatura da água do mar, perfis de água e temperatura na estratosfera e troposfera, aquisição de dados de plataformas remotas e naturalmente o envio de imagens da superfície.

Continua após a publicidade


O mais novo instrumento a bordo do satélite é o MHS (Microwave Humidity Sounder, Sondagem de umidade através de microondas).

Enquanto durarem os testes, o satélite será conhecido como NOAA-N, quando então deverá ser batizado oficialmente. O nome mais provável é NOAA-18, já que é o próximo número da seqüência.

Atualmente é possível captar com simples receptores, os sinais de três satélites da série NOAA: NOAA-12, NOAA-15 e NOAA-17. Com softwares adequados é possível decodificar as imagens enviadas.

Segundo as últimas informações recebidas hoje à tarde pelo centro de controle da missão, o transmissor de VHF que envia as imagens APT deverá ser ligado para testes às 15h19 UTC (18h19 Hora de Brasília), sobre as ilhas Fairbanks, quando o satélite estará completando sua segunda órbita. A freqüência informada pelo centro de controle da missão é 137.9125 mHz e é a primeira vez que esta freqüência é utilizada.

Os elementos orbitais utilizados para rastreio serão divulgados pelo Apolo11.com assim que forem disponibilizados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -