Procure no Apolo11
Sexta-feira, 22 jul 2005 - 07h03

NAVE Discovery deverá ser lançada nesta terça-feira

A Nasa prevê uma nova tentativa de lançamento do ônibus espacial Discovery na próxima terça-feira às 11h34, de Brasília. "Neste momento consideramos ter eliminado todas as causas possíveis do mau funcionamento de um dos quatro sensores do tanque externo de hidrogênio líquido, que levou ao cancelamento do lançamento do Discovery em 13 de julho", afirmou Bill Parson, diretor do programa.

Parson reconheceu que a Nasa ainda não determinou com segurança a origem do problema técnico. Ele destacou que a Nasa tem muito trabalho a fazer para que o lançamento seja realizado na terça-feira. "Temos muito trabalho ainda pela frente, mas acreditamos que tudo isso pode ser feito", acrescentou.

O esperado vôo do ônibus espacial, o primeiro tripulado desde o acidente do Columbia em 1º de fevereiro de 2003, foi cancelado duas horas e 20 minutos antes da hora prevista para o lançamento na última quarta-feira, devido ao mau funcionamento de um dos quatro sensores do tanque externo, descoberto graças a um teste de rotina.

Se houver novo fracasso no lançamento do ônibus espacial, a Nasa terá de esperar para fazer uma nova tentativa no período que vai de 9 a 24 de setembro. Nas últimas semanas, a Nasa mobilizou centenas de engenheiros, que trabalham dia e noite, para estudar cerca de 200 potenciais problemas e a forma de solucioná-los.

Continua após a publicidade


O mau funcionamento de um dos quatro sensores que enviam informação sobre o nível de hidrogênio no depósito de combustível externo da nave não parece resolvido. Esse depósito determina o momento em que os três motores devem se apagar durante a entrada em órbita. A Nasa teve um problema similar em abril, mas nunca encontrou a causa. A questão foi resolvida depois que os técnicos substituíram cabos e equipamento eletrônico.


Assista ao vivo !
Para que você não perca nenhum momento deste lançamento, o Apolo11 irá retransmitir ao vivo, direto da NASA, todos os preparativos e lançamento da Discovery. Basta acessar https://www.apolo11.com/nasatv.php !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -