Procure no Apolo11
Terça-feira, 7 nov 2006 - 06h30

Na Itália, Monte Etna dá sinais de erupção

Câmeras em infravermelho e sensores a laser detectaram nas últimas horas dois vazamentos de lava próximos ao topo do monte Etna, na Itália.

De acordo com cientistas italianos, as erupões de lava são consequência direta de um pequeno tremor ocorrido no último domingo próximo à montanha e detectado pelos sismógrafos instalados em Catânia, no sul do país.

Um dos vazamentos parece ter parado algumas horas após ser detectado, enquanto outro continua crescendo. O rio incandescente que se formou já desceu mais de 600 metros, estando agora a 2970 metros de altura.

Continua após a publicidade


A localização em que se deu o vazamento, 3050 metros acima do nível do mar, não oferece riscos para as áreas habitadas ou para os centros turísticos da região da Sicília, situados mais abaixo e afastados da base do vulcão.


Monte Etna
O Monte Etna se localiza na ilha da Sicília, no sul da Itália, sobre as coordenadas 37.73N e 15.00 E, e se eleva a 3350 metros acima do mar.

O Etna tem o maior número de erupções documentadas, marcadas por uma grande variedade de estilos de erupções. O primeiro registro de sua atividade é do ano de 1500 antes de Cristo e o mais recente, de julho de 2006.

Em 1669, uma grande erupção destruiu completamente as cidades de Nicolosi e Catânia em apenas 15 dias. Em 1971 outra violenta explosão detruiu o observatório vulcanológico e em 1979 outro evento ceifou a vida de nove pessoas.

O Etna é um vulcão do tipo escudo ou blindado, formado por grandes estruturas vucânicas com amplas áreas de cumes e flancos de pequena inclinação. O nome escudo refere-se ao perfil muito semelhante a um "escudo de guerreiro". A montanha é basicamente constituída de fluxos basálticos de lava.

Fotos: Na imagem maior, um grande rio de lava desce a encosta da montanha após uma violenta explosão ocorrida em 24 de setembro de 1986. Foto menor: erupção de 27 de julho de 2001.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -