Procure no Apolo11
Segunda-feira, 7 nov 2022 - 09h41
Por Rogério Leite

Nasa confirma nova data para lançamento da missão Artemis rumo à Lua

Após uma série de adiamentos, agência espacial estadunidense, NASA, anunciou a nova de lançamento do poderoso foguete SLS, que levará às cercanias da Lua a primeira fase da missão Artemis, responsável em levar novamente os seres humanos novamente à Lua após uma pausa de 50 anos.

Foguete SLS posicionado na na plataforma 39B do Kennedy Space Center, na Flórida, em 4 de novembro de 2022. Crédito da foto: NASA.
Foguete SLS posicionado na na plataforma 39B do Kennedy Space Center, na Flórida, em 4 de novembro de 2022. Crédito da foto: NASA.

A nova data de lançamento foi anunciada para acontecer na segunda-feira, 14 de novembro de 2022, às 14h07 BRT (Hora de Brasília), com janela de duração de 69 minutos até 16h16 BRT. A contagem regressiva terá início dois dias antes, no sábado, às 14h27 BRT.

A data foi confirmada após uma série de três adiamentos, provocados principalmente por vazamentos de hidrogênio líquido observados em selos de vedação durante o abastecimento do núcleo principal e posteriormente devido à chegada do furacão Ian à costa da Flórida, que obrigou os responsáveis pela missão a recolherem o gigantesco foguete para dentro do prédio de construção.

Continua após a publicidade


Com o tempo firme e com os vazamentos de combustível solucionados, na sexta-feira 4 de novembro os engenheiros da missão abriram o Edifício de Montagem do Veículo - VAB (Vehicle Assembly Building) e transportaram novamente o foguete SLS e a cápsula Orion para o local de lançamento, situado a 6 km do VAB, na plataforma 39B do Kennedy Space Center, na Flórida.

Se tudo der certo, após o lançamento a cápsula Orion levada a uma distância de 450 mil km em orbita da Lua, 64 mil km além da face oculta do nosso satélite.


Foguete SLS
A espaçonave Orion, onde serão transportados os astronautas das missões Artemis 1 e Artemis II está atracada no topo do foguete SLS (Space Launch System), o mais poderoso que a NASA já construiu. Para se ter uma ideia da força da máquina, durante o lançamento ele produzirá 15% a mais de empuxo do que os foguetes Saturno V, que levou os astronautas à Lua nas décadas de 1960 e 1970. Sua capacidade também impressiona: o SLS será capaz de transportar mais de 27 toneladas até a Lua.


Missão Artemis - Resumo
A missão Artemis é dividida em três etapas.

Como parte da missão Artemis I, a cápsula Orion será levada ao espaço no topo do foguete SLS e passará seis dias em órbita ao redor da Lua. Após o lançamento, a cápsula Orion atingirá uma distância de 450 mil km da Terra em orbita da Lua, 64 mil km além da face oculta do nosso satélite.

Essa etapa servirá para testar as tecnologias mais importante da missão, abrindo caminho para a Artemis II, a primeira missão tripulada desde a missão Apollo 17, em 1972.

A missão Artemis II, já tripulada, durará cerca de 10 dias e realizará um sobrevoo lunar antes de retornar à Terra. A NASA estima que a Artemis II seja lançada em maio de 2024.

A Artemis III é o objetivo principal da missão Artemis e deverá ser lançada até 2025. Ela levará a primeira mulher astronauta e também a primeira pessoa negra a pousarem na superfície da Lua.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -