Procure no Apolo11
Terça-feira, 5 set 2006 - 06h29

Nasa confirma: ônibus Atlantis parte amanhã em direção à ISS

Após uma semana de adiamentos, a Nasa deve finalmente lançar o ônibus Espacial Atlantis. O lançamento está previsto para quarta-feira, às 13h29 (Hora de Brasília), com retransmissão ao vivo, pelo ApoloChannel , aqui no Apolo11.

De acordo com Kathy Winters, principal cientista da área de meteorologia do programa de ônibus espaciais, a chances de que as condições do tempo impeçam o lançamento da nave é de apenas 20%.

A janela de lançamento se extende até 10 minutos após o horário programado. Caso ocorram problemas, a agência espacial americana deverá realizar novas tentativas na quinta e sexta-feira.

Continua após a publicidade


O ônibus espacial Atlantis deveria ter sido lançado no último dia 27 de agosto, mas a contagem regressiva foi suspensa após a queda de um raio na plataforma de lançamento. Mesmo sem causar danos aparentes à estrutura da Atlantis, os cientistas envolvidos na missão acharam prudente a realização de uma inspeção mais apurada nos sensíveis intrumentos a bordo do compartimento de carga.

Além da queda do raio, a chegada da tempestade tropical Ernesto também colaborou para a suspensão do lançamento. A Nasa chegou a ordenar a volta da Atlantis ao hangar, mas a ordem foi suspensa assim que Ernesto perdeu intensidade.


Missão
A tripulação da missão STS-115 da Atlantis é composta pelo veterano comandante Brent Jett e o estreante piloto Chris Ferguson, além dos especialistas da missão Joe Tanner, Dan Burbank, Heidemarie Stefanyshin-Piper e Steve MacLean, que representa a Agência Espacial Canadense.

A missão deverá durar 11 dias e seu objetivo principal será a instalação de um conjunto de suportes e de um segundo arranjo de painéis solares que deverão duplicarão a capacidade atual de geração de energia elétrica da estação Espacial.

Após as instalações, a ISS deverá pesar 17.5 toneladas acima do peso atual.

A demora no lançamento da Atlantis pode também interferir no cronograma de lançamento da nave russa Soyuz, que deve partir esse mês em direção à ISS, Estação Espacial Internacional. Além de astronautas, a Soyuz leva ao espaço a turista Anousheh Ansari.


Sistema de supressão de ruídos

Talvez você não tenha reparado, mas no momento da ignição dos foguetes principais, mais de 1 milhão de litros de água sãobombeados em uma espécie de caverna, abaixo da plataforma de lançamento do ônibus espacial.

Esse gigantesco fluxo contínuo de água cria uma espécie de tapete ou colchão de absorção sonoro.

Chamada de "Sound Suppression System", ou sistema de supressão sonoro, o sistema é capaz de reduzir a gigantesca pressão sonora dentro dos compartimentos de carga para 142 decibéis, abaixo do nível requerido de 145 decibéis. De acordo com engenheiros da NASA, 9 segundos após o lançamento as bombas chegam a lançar até 3 milhoes de litros de água por minuto.

Assista a A NASA-TV e acompanhe todos os preparativos dessa fantástica uma missão do ônibus espacial Atlantis.
Nasa-Tv é aqui, no ApoloChannel, a primeira TV brasileira de informação científica!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -