Procure no Apolo11
Sábado, 11 nov 2006 - 13h17

Nasa confirma perda de contato com sonda em Marte

Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da NASA, confirmaram nesta manhã que perderam contato com a sonda Mars Global Surveyor, que há dez anos explora o planeta Marte.

O último contato com a nave ocorreu no domingo, dia 5, e de acordo com o porta-voz do laboratório americano, os engenheiro ainda tentam restabelecer a conexão. A falha ocorreu dois dias antes da missão completar dez anos desde o lançamento, em 7 de novembro de 1996.

O primeiro sinal de problema ocorreu no dia 2, quando durante uma operação de rotina, a nave informou que um dos motores que movimenta os painéis solares estava com problemas. Imediatamente o computador de bordo da sonda respondeu à falha e alternou para o segundo motor. Em seguida a comunicação foi interrompida por dois dias e no dia 5 o contato foi reestabelecida.

Continua após a publicidade


O problema é que o sinal não transmitia dados de telemetria, indicando que a sonda havia entrado em estado de hibernação, quando somente recebe comandos da Terra e envia dados extremamente básicos. Até este momento os sinais não foram enviados.

Segundo Tom Thorpe, diretor do projeto, a nave pode ter iniciado a sequência programada de sobrevivência, que também ocorre no caso de pane nos painéis solares.

"A nave tem diversos sistemas adicionais que deveriam nos permitir restabelecer as operações. Mas, antes disso, é necessário que a comunicação seja recuperada", disse Thorpe.

A Mars Global Surveyor é a mais antiga das cinco sondas que orbitam a superfície de Marte. Inicialmente, a missão da nave era examinar durante um ano a superfície do planeta. Uma vez concluído esse período e também devido à uma serie de descobertas, os cientistas do JPL decidiram prolongá-la. Em 1º de outubro novas tarefas foram passadas à sonda.

Entre outras descobertas, a Mars Global Surveyor confirmou a existência de sulcos na superfície marciana que podem ter sido talhados por fluxos de água e também de possíveis depósitos de material mineral.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -