Procure no Apolo11
Quarta-feira, 24 mar 2021 - 10h18
Por Rogério Leite

Nasa confirma: primeiro voo em Marte será no início de abril

A agência espacial americana confirmou que o drone Ingenuity ligará os motores nos primeiros dias de abril, vinte e quatro horas depois que o jipe robô Perseverance chegar ao centro do campo de aviação e ali desembarcar o drone voador. Essa será a primeira vez que um objeto feito na Terra levantará voo sobre outro planeta.

Concepção artística mostra o drone Ingenuity voando sobre o solo marciano, próximo ao rover Perseverance.
Concepção artística mostra o drone Ingenuity voando sobre o solo marciano, próximo ao rover Perseverance.


Depois de implantar o Ingenuity no solo marciano, Perseverance se afastará por 10 metros por motivo de segurança e Ingenuity iniciará o carregamento das baterias solares. Em seguida, a equipe de engenheiros dará início à fase de comissionamento e acionarão os rotores pela primeira vez, girando-o a 2537 rotações por minuto, a mesma velocidade que será usada quando em operação.

Após algumas avaliações, se tudo der certo o Ingenuity subirá inicialmente a uma altitude de 3 m, manterá essa altitude por no máximo 30 segundos e então pousará sobre suas quatro pernas elásticas. Após isso serão feitas novas avaliações. Se aprovado, os cientistas terão 31 dias para novos experimentos.

Continua após a publicidade


De acordo com Havard Grip, piloto-chefe da missão Ingenuity, ligado ao laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, JPL, durante um mês serão feitos diversos voos, com altitude máxima de 5 metros. Nos três primeiros voos a equipe terá como objetivo demonstrar as capacidades básicas de pairar, subir e descer, sempre incrementando a distância entre o drone o jipe-robô Perseverance. A distância máxima nesta fase de testes será de aproximadamente 100 metros.

"Se passarmos por isso, avaliaremos se cumprimos todos os nossos objetivos e se tudo correr muito bem, podemos tentar estender as distâncias e altitudes básicas", disse Grip.

Jakob van Zyl durante missão InSight em 2018.
Jakob_van_Zyl_durante missão InSight em 2018.


Documentação e Homenagem
Durante o voo, o Ingenuity fará fotos e vídeos com duas câmeras integradas. A Perseverance, por sua vez, tentará documentar os voos usando seu poderoso sistema de câmeras Mastcam-Z e dois microfones de bordo. O rover documentará a cena a partir de um ponto a cerca de 60 metros do campo de aviação, um local chamado Van Zyl Overlook, batizado assim em homenagem ao membro da equipe Ingenuity, Jakob van Zyl, ex-diretor de exploração do Sistema Solar e diretor para formulação de projetos e estratégia no JPL, que faleceu em agosto de 2020, após um ataque cardíaco.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -