Quinta-feira, 14 jan 2010 - 12h58

Nasa divulga imagem de dunas marcianas após inverno rigoroso

Novas fotografias tiradas pela câmera de alta resolução do projeto HIRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) acoplada à sonda Mars Reconnaissance Orbiter, em Marte, começaram a ser divulgadas pela agência espacial americana (Nasa).

Dunas no planeta Marte

Uma das mais recentes imagens mostra uma extensa paisagem de dunas de areia localizada nas altitudes mais altas do hemisfério norte do planeta.

As áreas escuras que se destacam na fotografia e se parecem com galhos desfolhados são resultado da evaporação do gelo formado sobre a superfície marciana durante o inverno do planeta. Na primavera, a água congelada repleta de CO2, evapora deixando essas marcas.

O planeta Marte já é bem mais frio do que a Terra, mas o período do inverno é ainda mais rigoroso e as temperaturas chegam até 160 graus negativos. É interessante ressaltar, que as estações em Marte duram o dobro das estações da Terra, cerca de um ano e 11 meses terrestres. Por isso, as estações marcianas não coincidem com as nossas quatros estações do ano.

No hemisfério sul do planeta já está esfriando e a quantidade de luz solar vem caindo dia após dia até maio de 2010 quando será o inverno. Nos próximos quatro meses o frio vai só aumentar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel