Terça-feira, 10 mar 2020 - 09h13
Por Rogério Leite

Nasa libera a maior imagem panorâmica já feita do planeta Marte

A agência espacial americana, NASA, liberou no último dia 4 de março a mais detalhada imagem já registrada da superfície do planeta Vermelho. O gigantesco mosaico foi construído a partir de mais de mil imagens registradas pelo jipe robô Curiosity e revelam uma riqueza de detalhes jamais observada.

Mosaico feito a partir de mais de mil imagens registradas pelo jipe-robô Curiosity, em novembro de 2019. A imagem final tem mais de 1.8 bilhão de pixels.
Mosaico feito a partir de mais de mil imagens registradas pelo jipe-robô Curiosity, em novembro de 2019. A imagem final tem mais de 1.8 bilhão de pixels.

Totalizando mais de 1.8 bilhão de pixels, a cena foi obtida a partir de registros feito na semana do Dia de Ação de Graças (28 de novembro de 2019) e posteriormente montado durante os meses seguintes.


Ferramenta da NASA permite viajar pelo panorama marciano

Para fazer o mosaico o jipe-robô registrou o Planeta Vermelho em dois ângulos distintos através da câmera Mastcam de alta resolução, montada no topo do mastro do jipe. Enquanto as lentes de ângulo fechado obtinham as cenas panorâmicas de longa distância, a lente grande angular captava os detalhes mais próximos, entre eles o convés do jipe e seus braços robóticos.

De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da NASA, foram necessários mais de seis horas e meia ao longo dos quatro dias para que o jipe Curiosity capturasse as centenas de fotos individuais.

Para fazer as imagens os engenheiros da Mastcam programaram uma complexa lista de tarefas, que incluía apontar o mastro do veículo e garantir que as imagens estivessem em foco. Além disso, para garantir uma iluminação constante todas as cenas foram feitas no mesmo horário, entre as 12h00 e 14h00 (hora local de Marte) todos os dias.

Em 2013, o Curiosity também produziu um panorama de 1,3 bilhão de pixels usando as duas câmeras Mastcam e as câmeras de navegação em preto-e-branco, chamadas Navcams.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"O esforço por reunir ação e sabedoria poucas vezes tem exito, e dura pouco. - A. Einstein -