Sexta-feira, 8 jun 2012 - 11h07

Nasa revela imagens em 3D do gigantesco asteroide Vesta

A agência espacial americana divulgou nesta semana uma excelente animação que mostra em detalhes a superfície do gigantesco asteroide Vesta. As cenas forma captadas pela sonda Dawn que recentemente se aproximou do objeto e revelam detalhes incríveis de sua topografia.

As imagens foram colorizadas artificialmente com o objetivo de destacar as diferenças na composição química da superfície, impossíveis de serem identificadas no comprimento de onda da luz visível.

Apesar dos cientistas ainda estarem analisando as diferentes tonalidades produzidas pelo processamento, as cores alaranjadas já foram identificadas como materiais que foram arrancados das crateras de impacto e que são diferentes do material que as circunda.
As tonalidades de verde mostram uma relativa abundância de ferro. Com base nesta análise os pesquisadores concluíram que a enorme bacia de impacto Rheasilvia, situada no hemisfério sul de Vesta têm áreas com menos ferro que as áreas adjacentes.

Para obter imagens em três dimensões a espaçonave imageou a maior parte da superfície de Vesta através de sua câmera de enquadramento. No entanto, durante a captação das imagens as áreas ao norte estavam sob a sombra o que impediu o imageamento completo da região.

Agora, as condições mais favoráveis de iluminação permitirão aos pesquisadores finalizar o mapeamento das áreas sombreadas e também concluir a tomadas de fotos de uma parte de uma montanha no polo sul, impossível de ser feita anteriormente devido à geometria desfavorável da órbita.


Missão
A Dawn, que significa "Alvorada" foi lançada em 27 de setembro de 2007 com o objetivo de estudar o asteroide Vesta e o planeta-anão Ceres, os dois maiores objetos do Cinturão de Asteroides.

A nave entrou na orbita de Vesta em 16 de julho de 2011 e atualmente sobrevoa o asteroide a partir do ponto mais baixo da órbita, a cerca 680 quilômetros de altitude. Em 26 de agosto de 2012 a sonda deixará o asteroide e partirá em direção à Ceres, onde deverá chegar em fevereiro de 2015.



Mídias: No topo, mosaico comparativo mostra as dimensões do asteroide Vesta em relação a outros objetos do Sistema Solar. Acima, vídeo feito pela espaçonave Dawn mostra em detalhes a superfície do asteroide. Créditos: Nasa/JPL, Youtube/Apolochannel, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron