Procure no Apolo11
Domingo, 8 abr 2007 - 07h35

Nave Soyuz parte para o espaço em direção à ISS

Com trinta minutos de atraso, a espaçonave russa Soyuz TMA-10, partiu na tarde de sábado do Centro Espacial de Baikonur, na Ásia Central, levando a bordo mais um turista espacial, o norte-americano Charles Simonyi. O lançamento ocorreu às 14h31 pelo horário de Brasília.

Alguns minutos depois do lançamento, o sistema de som próximo ao cosmódromo anunciava que a nave havia entrado o em órbita, o que provocou uma série de aplausos de todos os presentes.

Simonyi, húngaro de nascimento, não teve dificuldades em pagar os 25 milhões de dólares pedidos pelo governo russo para embarcar na Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional. Simonyi, de 58 anos, é um dos fundadores da Microsoft e deverá permanecer no espaço por 12 dias.

Além de servir de carona ao turista espacial americano, a Soyuz TMA-10 leva a bordo o comandante Fyodor Yurchikhin e o cosmonauta Oleg Kotov, ambos russos. Os dois fazem parte da 15ª tripulação da Estação Espacial Internacional e deverão permanecer a bordo da ISS por seis meses, em subsituição ao comandante norte-americano Michael Lopez-Alegria e ao engenheiro de vôo russo Mikhail Tyurin. Ambos retornarão à Terra no próximo dia 20 de abril, junto ao turista Charles Simonyi. Alegria e Tyurin, membros da Expedição 14, estão no espaço desde 18 de setembro.

Continua após a publicidade


A Soyuz TMA-10 deverá se acoplar à ISS aproximadamente às 04h00 desta segunda-feira. O acoplamento deverá ocorrer em algum ponto entre o norte da África e o norte da Índia, provavelmente sobre o Casaquistão.

Astronauta Maratonista
A astronauta norte-americana Sunita Willians, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional, deverá participar de um feito inédito. Maratonista de carteirinha, a engenheira de vôo recentemente finalizou a maratona de Houston com o tempo de 03h29m57s, o que a qualificou para correr a maratona de Boston no dia 16 de abril. O mérito de Sunita é que, mesmo em órbita, deverá participar da maratona. Para isso Sunita utilizará uma espécie de esteira rotativa adaptada, que permitirá à astronauta-atleta participar da maratona a 400 quilômetros de altitude.

A irmã de Sunita, Dina Pandya e sua colega, a astronauta da NASA, Karen Nyberg, também participarão da maratona, mas de maneira convencional. Suni, como é conhecida a astronauta e Nyberg, estão entre as 100 mulhers melhores classificadas para a maratona.

De ascendência indiana, Sunita formou-se em engenharia no Instituto de Tecnologia da Flórida e educação física na Academia Naval dos Estados Unidos.

Fotos: No topo, lançamento da espaçonave Soyuz TMA-10 do centro espacial de Baikonur, no Casaquistão. Acima, a astronauta e maratonista Sunita Willians.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -