Procure no Apolo11
Sexta-feira, 18 dez 2020 - 10h00
Por Rogério Leite

Nave chinesa traz para a terra dois quilos de rochas da Lua

Dezesseis dias após o lançamento, a sonda chinesa Chang'e 5 retornou à Terra trazendo dois quilos de material rochoso coletados na superfície da Lua. Essa é a primeira vez que alguma amostra é trazida à Terra nos últimos 44 anos, quando a missão soviética Luna 24 retornou com 170 gramas de poeira e rochas lunares.

Auto-retrato mostra o módulo de pouso da Chang'e 5 e o mastro da bandeira chinesa na região vulcãnica de Oceanus Procellarum.
Auto-retrato mostra o módulo de pouso da Chang'e 5 e o mastro da bandeira chinesa na região vulcãnica de Oceanus Procellarum.

A Chang'e 5 foi lançada em 23 de novembro e chegou à orbita lunar cinco dias depois. Após uma série de manobras, o módulo de pouso e o veículo de subida alunissaram na região de Oceanus Procellarum, o Mar das Tempestades, em 1 de dezembro e ali permaneceram até 3 de dezembro, quando deixaram o solo lunar.


Equipado com painéis solares, câmeras, radares de penetração de solo e um espectrômetro imageador, o módulo de pouso fez diversas análises da região, ao mesmo tempo em que coletava amostras do rigolito lunar.

Continua após a publicidade


Esta foi a última missão do programa Chang'e de exploração robótica lunar. Antes, Chang'e 1 e Chang'e 2 orbitaram a Lua em 2007 e 2010, enquanto a nave Chang'e 3 levou ao nosso satélite dois jipes-robôs, em 2013. Em 2019 foi a vez de Chang'e 4, que em janeiro de 2019 realizou a primeira aterrissagem suave no misterioso lado oculto da lua. Ali, desembarcou dois jipes de exploração.

Com o aparente sucesso da missão a China se tornou a terceira nação a trazer material lunar para a Terra, depois de União Soviética e Estados Unidos, que durante as missões Apollo, entre 1969 e 1972, transportaram para Terra aproximadamente 400 quilos de rochas e detritos lunares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -