Sexta-feira, 18 dez 2020 - 10h00
Por Rogério Leite
Nave chinesa traz para a terra dois quilos de rochas da Lua
Dezesseis dias após o lançamento, a sonda chinesa Chang'e 5 retornou à Terra trazendo dois quilos de material rochoso coletados na superfície da Lua. Essa é a primeira vez que alguma amostra é trazida à Terra nos últimos 44 anos, quando a missão soviética Luna 24 retornou com 170 gramas de poeira e rochas lunares.
![]() Auto-retrato mostra o módulo de pouso da Chang'e 5 e o mastro da bandeira chinesa na região vulcãnica de Oceanus Procellarum. A Chang'e 5 foi lançada em 23 de novembro e chegou à orbita lunar cinco dias depois. Após uma série de manobras, o módulo de pouso e o veículo de subida alunissaram na região de Oceanus Procellarum, o Mar das Tempestades, em 1 de dezembro e ali permaneceram até 3 de dezembro, quando deixaram o solo lunar.
Esta foi a última missão do programa Chang'e de exploração robótica lunar. Antes, Chang'e 1 e Chang'e 2 orbitaram a Lua em 2007 e 2010, enquanto a nave Chang'e 3 levou ao nosso satélite dois jipes-robôs, em 2013. Em 2019 foi a vez de Chang'e 4, que em janeiro de 2019 realizou a primeira aterrissagem suave no misterioso lado oculto da lua. Ali, desembarcou dois jipes de exploração. Com o aparente sucesso da missão a China se tornou a terceira nação a trazer material lunar para a Terra, depois de União Soviética e Estados Unidos, que durante as missões Apollo, entre 1969 e 1972, transportaram para Terra aproximadamente 400 quilos de rochas e detritos lunares. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire -