Sábado, 1 nov 2008 - 08h51
Nave indiana Chandrayaan-1 se aproxima da Lua e tira fotos da Terra
Lançada no dia 21 de outubro em direção à Lua, a nave indiana Chandrayaan-1 continua cumprindo todas as etapas da sua jornada e no dia 29 entrou em sua quarta órbita de transferência, realizando as manobras necessárias antes de atingir a órbita de inserção lunar.
![]() Durante a manobra, os propulsores de 440 Newtons da nave foram acionados por três minutos, colocando a sonda indiana em órbita altamente elíptica, com apogeu de 267 mil quilômetros e perigeu de 465 km. Dessa forma, a atual órbita da nave se estende a mais da metade da distância Terra-Lua, levando aproximadamente seis dias para completar 1 revolução ao redor da Terra. Apogeu é a maior distância com relação à Terra e perigeu é e menor distância.
![]() A primeira cena foi registrada de altitude de 9 mil quilômetros, após a saída do perigeu e mostra a costa norte da Austrália, enquanto a segunda imagem mostra a costa sul do país a 70 mil quilômetros de altitude. As fotos foram feitas com intervalo de 270 minutos dentro do espectro visível. Na primeira semana de novembro a sonda terá seus motores novamente acionados, lançando a sonda definitivamente rumo à Lua, onde permanecerá por dois anos a uma altitude de 100 km.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A música compõe os ânimos descompostos e alivia os trabalhos do espírito" - Cervantes -