Terça-feira, 29 nov 2005 - 06h27

Níveis dos oceanos sobem duas vezes mais rápido

Os níveis dos oceanos estão subindo duas vezes mais rápido do que há 150 anos, revela um estudo publicado na revista Science. O avanço é de 2 milímetros por ano, o dobro do que ocorreu ao longo de 5 mil anos anteriores à Revolução Industrial.

A constatação dos pesquisadores da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, reforça a tese de que as emissões de gases de combustíveis fósseis está tendo impacto no aquecimento global e causando a transformação do gelo dos pólos em água nos oceanos.

A Revolução Industrial é exatamente o marco de mudança. A pesquisa mostra a coincidência entre a elevação progressiva e cada vez mais acelerada a partir da metade do século 19, quando as manufaturas começaram a queimar carvão e óleo em suas atividades, gerando mais gases poluentes.

As medições foram feitas usando sedimentos extraídos a partir de 500 metros de profundidade até a superfície, em vários pontos da costa de Nova Jersey. Amostras com as mesmas profundidades foram coletadas em várias regiões costeiras do mundo, e então foram comparados os tipos de sedimentos, resíduos fósseis, variações na estrutura molecular dos elementos etc.

As amostras revelaram dados de cerca de 100 milhões de anos, segundo Kenneth Miller, professor da Rutgers e membro da equipe de pesquisadores.

Segundo Miller, alguns períodos analisados mostraram fatos surpreendentes, como as altas variações nos níveis dos oceanos no final do período Cretáceo, quando a Terra era habitada pelos últimos dinossauros. Em relativamente curtos períodos de tempo os oceanos podiam subir e descer até dez metros.

Somente mudanças abruptas no volume de gelo das regiões polares poderia explicar tamanha variação, conforme Miller. A constatação contraria a idéia predominante, de que a Terra tinha pouco ou nenhum gelo durante aquela etapa de sua história.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy