Procure no Apolo11
Terça-feira, 31 jan 2006 - 10h21

No Alaska, vulcão Augustine volta a entrar em erupção

Violentas erupções do vulcão Augustine estão sendo verificadas desde o dia 28, quando cientistas norte-americanos elevaram para vermelho o nível de alerta de erupção.

Durante a madrugada, três fortes explosões lançaram cinzas e fumaça a uma altura de pelo menos 9 mil metros acima do nível do mar.

Continua após a publicidade


Observações visuais e imagens de satélites nesta manhã mostram que a montanha continua a emanar plumas de cinzas, que chegam a atingir até 7 mil metros. Não estão sendo observados pulsos sísmicos mais intensos semelhantes aos observados durante a madrugada.

Localizado na Península do Alaska, sobre as coordenadas 59.37 N e 153.42 W, Augustine é um estratovulcão, composto pela intercalação de fluxos de lava e material piroclástico, que se eleva a 1252 metros acima do nível do mar. Augustine também é o vulcão mais ativo do leste das Aleutas e já registrou 12 erupções desde 1812.


WEBCAMS

A imagem acima é de uma das Webcams disponibilizadas pelos cientistas norte-americanos e mostra o lado leste da ilha de Augustine, próxima à linha costeira. A imagem é atualizada a cada 30 minutos.

Devido à baixa quantidade de horas no Alaska, a região aparece iluminada somente algumas horas após às 17:00 (Hora de Brasília).

Atualize esta página para atualizar a imagem.


Veja Também: Informações sobre o vulcão Santa Helena

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -