Procure no Apolo11
Segunda-feira, 10 jun 2013 - 15h13
Por Rogério Leite

No espaço, astronauta fotografa a Terra de dentro de uma cúpula

Quase todos já viram aquelas fotos maravilhosas feitas pelos astronautas quando estão no espaço. Muitas das cenas são captadas com câmeras fixas apontadas para a Terra, enquanto outras são tomadas a partir de um verdadeiro camarote espacial.

Astronauta fotografando o espaço
Clique para ampliar

Na cena mostrada, o astronauta Chris Cassidy faz algumas imagens de dentro de uma sala panorâmica instalada do lado de fora da Estação Espacial Internacional.

Batizada de Cupola, a sala é na realidade um módulo projetado e construído pela empresa italiana Alenia Spazio.

Com aproximadamente 2.5 metros de diâmetro por 1.5 de comprimento, Cupola é dotada de seis janelas laterais e uma central e está equipada com protetores que se fecham para impedir danos provocados por micrometeoritos e lixos espaciais.

Continua após a publicidade


Além de servir para fazer imagens da Terra, objetos celestes e de outras naves que se aproximam, o modulo também é uma estação de controle robótico, com todos os equipamentos necessários para a operação do braço robótico Canadarm, que integra a Estação Espacial.


Foto: Astronauta Chris Cassidy, no interior do módulo Cupola, opera uma câmera fotográfica com lente de 400 milímetros. Cassidy é engenheiro de voo da Expedição 36 da Estação Espacial Internacional e está em orbita desde março de 2013. Crédito: NASA, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -