Sexta-feira, 29 mai 2015 - 11h16
Por Rogério Leite
Nova Era: Nasa anuncia dois CubeSats em Marte em 2016
Essa será a primeira vez na história que microssatélites quase domésticos deixarão a orbita da Terra rumo a outro planeta, iniciando uma nova fase da exploração espacial e interplanetária.
![]() Clique para ampliar Para quem não sabe, Cubesats são satélites muito pequenos, com 10 centímetros de lado, geralmente montados por estudantes de nível médio ou universitário. Nos últimos tempos, podem até serem comprados pela internet por preços bastante acessíveis. Para chegarem ao espaço, no entanto, as coisas não são tão simples e baratas e normalmente seus proprietários esperam meses ou até anos para que seus Cubesats consigam uma carona grátis junto aos lançamentos de grande porte.
Até agora, todos os Cubesats lançados não saíram da orbita terrestre e depois de completarem sua missão, que geralmente dura poucos meses, reentram na atmosfera e se desintegram. Desta vez, no entanto, dois microssatélites terão um destino bastante diferente de seus antecessores e viajarão mais longe que qualquer um deles. ![]() Clique para ampliar De acordo com a agência espacial americana, NASA, em 2016 dois Cubesats serão lançados juntos com a nave interplanetária Inside, que deverá pousar no Planeta Vermelho em setembro do mesmo ano. O objetivo dos dois Cubesat, chamados MarCO (Mars Cube One) será o de retransmitir em tempo real toda a fase de reentrada e descida da Inside, que pousará em uma área de Marte que não estará ao alcance da Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, atualmente orbitando o planeta.
A diferença entre esse arranjo e os Cubesats atuais é que a missão MarCO abriga quatro pequenos propulsores que permitirão o controle de atitude e trajetória, fundamentais para posicionar os cubesats na posição correta durante a entrada e pouso da Inside.
Assim, a Inside transmitira os dados para a MarCO a 8 kbs, que os retransmitirá em tempo real para as antenas da Rede do Espaço Profundo, localizadas na Austrália, África e Argentina. É importante destacar que apenas um dos Cubesats participará da transmissão de dados. O segundo servirá apenas como backup caso ocorra algum problema.
Quem viver verá! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago -