Procure no Apolo11
Quinta-feira, 03 jan 2008 - 10h21

Novidade: Holanda começa usar o calor do asfalto para gerar energia

Usar o calor do asfalto para gerar energia. A idéia parece meio utópica, mas já era idealizada há cerca de 10 anos e agora será coloca em prática por uma empresa Holandesa.

Num momento em que todas as atenções do planeta estão voltadas para o Aquecimento Global, a empresa Ooms Avenhorn Holding BV anunciou a idéia: desenvolveu uma técnica para utilizar o calor armazenado no asfalto de estradas e estacionamentos para aquecer casas e escritórios.

Hoje, a energia solar já é coletada de uma faixa de asfalto em uma estrada com 182 metros e um pequeno estacionamento e ajuda a gerar energia elétrica para 70 apartamentos de um prédio na cidade de Avenhorn, na Holanda.

Um centro industrial com quase 15 mil metros quadrados na cidade de Hoorn recebe a energia de mais de 3 mil metros quadrados de asfalto. Além disso, as passarelas de asfalto presentes em uma unidade da Força Aérea holandesa são utilizadas para gerar energia para um hangar.

Continua após a publicidade


O sistema Road Energy System é um dos modos pelos quais os cientistas tentam aproveitar a energia solar, uma das mais abundantes, renováveis e acessíveis formas de energia do planeta. Entretanto, atualmente a energia solar é responsável por apenas 0,04% da energia global. Uma explicação para esse número pode ser os altos custos de produção dessa energia.

As pesquisas na área tem se intensificado na última década, segundo os cientistas. O desafio agora é fazê-la mais competitiva com outras formas de energia, sem necessidade, por exemplo, de recorrer a subsídios governamentais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -