Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 14 fev 2011 - 01h59
Por

Novo terremoto de 6.6 graus atinge costa de Maule, Chile

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um novo e poderoso abalo de 6.6 graus de magnitude foi registrado ao largo da costa chilena de Maule, no Chile as 01h40 pelo horário de Brasília (14/02/2011). O violento abalo teve seu epicentro estimado a 25 km de profundidade, sob as coordenadas 35.43S e 72.73W, aproximadamente 70 km ao NNW de Cauquenes, e 290 km a SW da Região Metropolitana de Santiago.

Terremotos no Chile registrados em São Paulo
Clique para ampliar

Esse é o terceiro abalo acima de magnitude 6 registrado no Chile em apenas três dias.

Apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. Quando acontecem no oceano, eventos dessa intensidade e profundidade podem provocar a formação e alertas de tsunamis, mas até o momento não foram registrados eventos ou disparados alertas significativos.

Desde sexta-feira, a região de Bio-Bio vem sofrendo uma série de terremotos de moderada e forte intensidades, o maior deles chegando a 6.8 graus de magnitude, todos ainda relacionados ao grande terremoto de 8.8 graus que sacudiu o país em 27 de fevereiro de 2010.

Um terremoto de 6.6 graus de magnitude libera a mesma energia que 6 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 119 mil toneladas de TNT.


No topo, imagem do sismômetro Apolo11/PainelGlobal instalado na cidade de São Paulo mostra os abalos registrados no Chile em apenas 24 horas. Observe o grande tempo de reverberação ocorrido no sismo de 6.6 graus na madrugada de segunda-feira. Crédito: Apolo11.com







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz