Procure no Apolo11
Quinta-feira, 30 out 2008 - 16h38

Novo tipo de mineral confirma a presença de água em Marte

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter descobriu um novo tipo de mineral em Marte. A descoberta confirma a presença de água no planeta e mostra sua importância na formação da topografia de Marte, além da possibilidade da existência de vida.

Continua após a publicidade


Pesquisadores do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, afirmam que a presença de silício hidratado, ou opala, são indícios fundamentais da presença de água há milhões de anos no planeta vermelho.

"É uma importante descoberta porque amplia o tempo em que a água líquida e algum tipo de vida possam ter existido há dois milhões de anos", afirmou Scott Murchie, do Laboratório de Física Aplicadas da Universidade Johns Hopkins.

Até o momento, apenas filosilicatos e sulfatos hidratados que se formaram há 3,5 milhões de anos tinham sido detectados.

"Identificamos materiais opalinos em finas camadas de terra por longos caminhos daquilo que um dia pode ter sido um rio", disse Ralph Milliken, cientista do JLP.

A presença do silício hidratado, também chamado de opala, indica que a água em Marte existiu há muito mais tempo do que se acreditava. Crédito: JPL/Laboratório de Física Aplicadas da Universidad Johns Hopkins.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -