Terça-feira, 03 mar 2009 - 10h10

Observatório Europeu do Sul divulga imagem da Nébula Hélix

O Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no Chile, divulgou recentemente imagens da Nébula Hélix, conhecida como olho cósmico, localizada a uma distância de 700 anos-luz da Terra, na constelação de Aquário.

De acordo com os especialistas, o principal anel de Hélix tem um diâmetro de mais de 18 trilhões de quilômetros e é formado por gás e poeira lançados por uma estrela central de pouca luminosidade.

A Nébula Hélix apareceu pela primeira vez na história em uma lista de novos objetos compilados pelo astrônomo alemão Karl Ludwig Harding, em 1824.

Estudos indicam que ela é formada por pelo menos dois anéis externos. Com relação ao disco interno, há indícios de sua formação há 12 mil anos e segundo astrônomos continua em expansão a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora.

Hélix está relativamente perto da Terra e abrange uma área de cerca de um quarto do espaço ocoupado pela lua cheia. Seus detalhes podem ser estudados muito melhor que outras nebulosas.

Foto: Nebulosa Helix, conhecida por Olho Cósmico ou olho de Deus, localiza-se a uma distância de 700 anos-luz da Terra na constelação de Aquário. Crédito: ESO/Hubble Space Telescope.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel