Procure no Apolo11
Domingo, 23 mar 2008 - 09h59

Ônibus Endeavour bate recorde e astronautas preparam desacoplamento

Terminou neste sábado, às 23h36 pelo horário de Brasília, a quinta e última atividade extraveicular, EVA, da missão STS-123 do ônibus espacial Endeavour, no momento acoplado à Estação Espacial Internacional, ISS. De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, os astronautas Robert Behnken e Michael Foreman realizaram com sucesso as atividades em espaço aberto, onde permaneceram durante 06 horas e 90 segundos.

As operações espaciais tiveram início durante a órbita de número 181 do complexo espacial, às 17h35 pelo horário de Brasília, quando o complexo sobrevoava Papua Nova-Guiné, no Pacífico ocidental. A atividade extraveicular foi concluída às 23h36 durante a órbita 186, acima da longitude 47.22 E e latitude 15.87 N, durante sobrevôo sobre a Arábia Saudita e o Iêmen, no Oriente Médio.


Recorde
Durante as atividades a Nasa também estabeleceu um novo recorde de atracamento entre um ônibus espacial e a ISS, totalizando 13 dias. Neste tempo foram realizados cinco passeios espaciais, quando o normal são três caminhadas em 11 ou 12 dias de acoplamento.

Continua após a publicidade



Atividade
Além da intrincada operação de mudança temporária de um dos guindastes de inspeção, localizado do lado direito da ISS, Behnken e Foreman também removeram uma cobertura remanescente de uma dos painéis solares. Além disso, fizeram uma série de fotografias digitais e coletaram detritos do lado externo da ISS. Todas as operações deste domingo foram auxiliadas pelo especialista Rick Linnehan, a bordo da Estação.


Objetivo
A missão deve durar 16 dias e seu principal objetivo foi levar até a ISS a primeira parte do laboratório espacial japonês Kibo. O módulo pressurizado contém equipamentos do futuro laboratório nipônico e tem o tamanho de um ônibus de dois andares. Outros módulos de Kibo deverão ser levados ao espaço no final de maio. Durante os passeios espaciais os astronautas também instalaram o sistema robótico canadense Dextre, dotado de dois braços e que deverá ampliar ainda mais as capacidades da ISS.


Retorno
Ao final da missão STS-123, a Endeavour retorna à Terra trazendo de volta o engenheiro de vôo Leopold Eyharts,que permaneceu na estação desde fevereiro. Em seu lugar ficará o astronauta Garrett Reisman. O desacoplamento entre as duas naves está previsto para segunda-feira e o retorno da tripulação à Terra deve ocorrer na quarta-feira à noite na Flórida.

Imagens: No topo, astronauta Michael Foreman inicia a quinta atividade extraveicular - EVA. Acima, vídeo de 5 minutos mostra parte da operação, que durou mais de seis horas no espaço. Créditos: Nasa/Nasa-TV

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -