Domingo, 23 mar 2008 - 09h59

Ônibus Endeavour bate recorde e astronautas preparam desacoplamento

Terminou neste sábado, às 23h36 pelo horário de Brasília, a quinta e última atividade extraveicular, EVA, da missão STS-123 do ônibus espacial Endeavour, no momento acoplado à Estação Espacial Internacional, ISS. De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, os astronautas Robert Behnken e Michael Foreman realizaram com sucesso as atividades em espaço aberto, onde permaneceram durante 06 horas e 90 segundos.

As operações espaciais tiveram início durante a órbita de número 181 do complexo espacial, às 17h35 pelo horário de Brasília, quando o complexo sobrevoava Papua Nova-Guiné, no Pacífico ocidental. A atividade extraveicular foi concluída às 23h36 durante a órbita 186, acima da longitude 47.22 E e latitude 15.87 N, durante sobrevôo sobre a Arábia Saudita e o Iêmen, no Oriente Médio.


Recorde
Durante as atividades a Nasa também estabeleceu um novo recorde de atracamento entre um ônibus espacial e a ISS, totalizando 13 dias. Neste tempo foram realizados cinco passeios espaciais, quando o normal são três caminhadas em 11 ou 12 dias de acoplamento.


Atividade
Além da intrincada operação de mudança temporária de um dos guindastes de inspeção, localizado do lado direito da ISS, Behnken e Foreman também removeram uma cobertura remanescente de uma dos painéis solares. Além disso, fizeram uma série de fotografias digitais e coletaram detritos do lado externo da ISS. Todas as operações deste domingo foram auxiliadas pelo especialista Rick Linnehan, a bordo da Estação.


Objetivo
A missão deve durar 16 dias e seu principal objetivo foi levar até a ISS a primeira parte do laboratório espacial japonês Kibo. O módulo pressurizado contém equipamentos do futuro laboratório nipônico e tem o tamanho de um ônibus de dois andares. Outros módulos de Kibo deverão ser levados ao espaço no final de maio. Durante os passeios espaciais os astronautas também instalaram o sistema robótico canadense Dextre, dotado de dois braços e que deverá ampliar ainda mais as capacidades da ISS.


Retorno
Ao final da missão STS-123, a Endeavour retorna à Terra trazendo de volta o engenheiro de vôo Leopold Eyharts,que permaneceu na estação desde fevereiro. Em seu lugar ficará o astronauta Garrett Reisman. O desacoplamento entre as duas naves está previsto para segunda-feira e o retorno da tripulação à Terra deve ocorrer na quarta-feira à noite na Flórida.

Imagens: No topo, astronauta Michael Foreman inicia a quinta atividade extraveicular - EVA. Acima, vídeo de 5 minutos mostra parte da operação, que durou mais de seis horas no espaço. Créditos: Nasa/Nasa-TV

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy