Procure no Apolo11
Segunda-feira, 22 fev 2021 - 09h34
Por Rogério Leite

Orbitador MRO registra entrada da nave Perseverance. Drone Ingenuity manda um abraço

Câmeras de alta resolução da nave Mars Reconnaissance Orbiter registraram o momento exato da abertura dos paraquedas supersônicos da sonda Perseverance, acima da cratera Jezero, em Marte. Após o pouso, o helicóptero Ingenuity enviou sinais telemétrico através do orbitador, informando estar pronto para levantar voo.

Registro feito pela sonda MRO, em orbita do planeta Marte. Na cena, além do paraquedas da missão Perseverance aberto é possível ver também parte de um antigo delta, que há 3 bilhões de anos possivelmente fluiu água líquida em direção à cratera Jezero, vista à esquerda.
Registro feito pela sonda MRO, em orbita do planeta Marte. Na cena, além do paraquedas da missão Perseverance aberto é possível ver também parte de um antigo delta, que há 3 bilhões de anos possivelmente fluiu água líquida em direção à cratera Jezero, vista à esquerda.

Ao mesmo tempo que a nave Mars Perseverance perfurava a atmosfera marciana com um rover e um helicóptero a bordo, a sonda estadunidense Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, apontava suas câmeras de alta resolução para o local, com o objetivo de registrar o evento.

Naquele instante, a MRO orbitava a 700 km do local previsto para o pouso e estava lá com o objetivo de retransmitir os sinais de telemetria da Perseverance e reenvia-los a Terra. Viajando a três quilômetros por segundo no topo da atmosfera, a MRO carrega a bordo diversos tipos de sensores, incluindo o instrumento HiRISE, uma câmera de altíssima resolução usada para as pesquisas geológicas de sua missão.

Continua após a publicidade


Registrando diversos frames por segundo, a câmera de alta resolução foi apontada para a provável localização da Perseverance e sob condições desafiadoras de sincronismo, conseguiu registrar o momento exato de abertura dos paraquedas da missão Perseverance.

Na cena, além do paraquedas aberto é possível ver também parte de um antigo delta, que há 3 bilhões de anos possivelmente fluiu água líquida em direção à cratera Jezero, vista à esquerda.


Drone Ingenuity
Além do incrível registro feito pela sonda MRO, os pesquisadores do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, também receberam um importante dado telemétrico, desta vez vindo do drone Ingenuity (Engenhosidade).

Concepção artística mostra o drone Ingenuity ao lado rover Mars Perseverance, na superfície do planeta vermelho.
Concepção artística mostra o drone Ingenuity ao lado rover Mars Perseverance, na superfície do planeta vermelho.

Os dados davam conta de que tanto o helicóptero Ingenuity como sua estação base estão em perfeitas condições, ambos ainda presos ao rover principal.

De acordo com os operadores, a telemetria também confirmou que o estado de carga das baterias está dentro do esperado e que é capaz de ligar e desligar os atuadores que mantêm o drone em condições térmicas adequadas.

Baterias do Drone
Atualmente, a carga das baterias do Ingenuity está sendo feita através das linha de alimentação fornecida pelo rover Perseverance, mas assim que a aeronave for movida para a superfície de Marte, as baterias serão carregadas exclusivamente por seu próprio painel solar.


Os primeiros testes do Ingenuity serão feitos trinta dias após o drone ser colocado na superfície. Segundo os técnico, esta fase será extremamente importante, já que a temperatura no local de pouso é de cerca de 90 graus Celsius.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -