ATENÇÃO
Ajude a manter GRÁTIS o conteúdo do Apolo11. Colabore conosco. Clique Aqui
Segunda-feira, 5 abr 2021 - 10h50
Por Rogério Leite

Perseverance se afasta e registra drone Ingenuity pronto para voar

A agência espacial americana confirmou que o drone Ingenuity está pronto para seu primeiro voo no espaço aéreo marciano e divulgou as cenas registradas pelo rover Perseverance, que mostram o helicóptero robótico afastado da nave-mãe por cerca de 10 metros. O voo inédito deve acontecer nos próximos dias.

Drone Ingenuity visto por uma das câmeras do rover Perseverance, em 4 de abril de 2021. Crédito: NASA/JPL.
Drone Ingenuity visto por uma das câmeras do rover Perseverance, em 4 de abril de 2021. Crédito: NASA/JPL.

"Touchdown confirmado! A jornada de 471 milhões de quilômetros a bordo do Persevere terminou e o drone voador já está ancorado no solo marciano e funcionando com suas próprias baterias internas", informaram os engenheiros do JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia.

Pesando apenas 1,8 kg, o Ingenuity é um minúsculo helicóptero robótico alimentado por baterias solares recarregáveis. Até agora ele estava sendo alimentado através de uma espécie de cordão umbilical conectado à barriga do Perseverance, que utiliza gerador nuclear para seu funcionamento. A partir de agora, entretanto, Ingenuity usará apenas seus próprios recursos para manter-se em atividade, principalmente seu aquecedor interno.

Veja o que já foi publicado sobre o Ingenuity

"O aquecedor mantém o interior do drone a cerca de 8ºC durante o intenso frio da noite marciana, quando as temperaturas externas podem cair para até 90ºC negativos, explicou Bob Balaram, engenheiro-chefe da missão do drone Ingenuity. De acordo com Balaram, o ambiente interno aquecido irá manter em condições agradáveis os principais componentes, como a bateria e alguns dos circuitos eletrônicos mais sensíveis, evitando danos causados por temperaturas muito baixas.

Espera-se que o Ingenuity faça seu primeiro voo teste em 11 de abril, enquanto os dados telemétricos serão processados 24 horas depois.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.









Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2021

"Há muitas razões para duvidar e uma só para crer" - Carlos Drumond de Andrade -