Procure no Apolo11
Quarta-feira, 3 mai 2023 - 09h54
Por Rogério Leite

Pesquisadores afirmam que extraterrestres poderão em breve detectar nossos celulares

Um estudo feito por cientistas da universidade de Manchester, no Reino Unido, simulou diversos vazamentos de sinal das torres de telefonia celular em todo o planeta, com o objetivo de descobrir se alguma civilização extraterrestre avançada seria capaz de detectá-los.

Radiotelescópio de Green Bank, de 43 metros de diâmetro.
Radiotelescópio de Green Bank, de 43 metros de diâmetro.

O resultado demonstrou que mesmo usando receptores similares ao do radiotelescópio Green Bank, com antena de 43 metros de diâmetro, nenhuma civilização extraterrestre situada em um raio de 10 anos-luz da Terra conseguiria, atualmente, detectar os sinais de micro-ondas vazados das torres de telefonia celular. O estudo também demonstrou que a partir da Terra não é possível detectar formas de vida alienígenas que vazem sinais semelhantes.

Entretanto, de acordo com o Mike Garret, cientista-chefe do Jodrell Bank Centre for Astrophysics, na Universidade de Manchester, a possibilidade não pode ser descartada.

Continua após a publicidade


Segundo Garret, os sistemas de telefonia ainda estão em sua infância e o desenvolvimento futuro dessa tecnologia, como por exemplo, o 5G e além, sugere que o vazamento de micro-ondas aumentará de forma exponencial, com potências emitidas cada vez maiores. "Se o vazamento de micro-ondas puder ser detectado, um observador extraterrestre poderia facilmente discernir os diversos detalhes da natureza do nosso planeta, bem como a distribuição de diversas tecnologias encontradas na superfície", explicou.

No entender do pesquisador, através do mapeamento do vazamento das micro-ondas as civilizações extraterrestres poderiam criar um modelo bastante avançado da Terra, mostrando a distribuição de terras, vegetação, oceanos e camadas de gelo, além da movimentação de massas humanas.


Terra muito brilhante
"Já li alguns artigos em que muitos colegas sugerem que a Terra se tornou cada vez mais silenciosa em termos de emissão de ondas de rádio nos últimos anos, mas essa é uma afirmação que sempre contestei", disse Mike Garret.

"Embora isso seja verdade quando o tema são as transmissões atuais de rádio e TV, o aumento significativo dos sistemas de comunicação móvel ao redor do mundo é extremamente profunda. De forma individual, as potências emitidas são relativamente baixas, mas o espectro integrado de bilhões desses transmissores é substancial".


Grande Possibilidade de Escuta
Para o professor, alienígenas com equipamentos de escuta mais avançados teriam mais chance de captar os sinais vazados e as chances disso acontecer aumentam à medida que nossa própria tecnologia progride e as emissões aumentam.

"As estimativas atuais mostram que até o final da década teremos mais de cem mil satélites em órbita baixa. A Terra já é anormalmente brilhante no comprimento de onda das ondas de rádio e se a tendência continuar, poderíamos nos tornar prontamente detectáveis por qualquer civilização avançada com a tecnologia certa", finalizou Garret.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -