Procure no Apolo11
Sexta-feira, 29 out 2021 - 10h23
Por Rogério Leite

Poderosa explosão solar deve impactar a Terra no final de semana

Uma violenta explosão ao redor de uma mancha solar provocou a ejeção de uma grande quantidade de massa coronal que deve atingir a Terra entre sábado e domingo. A explosão foi acompanhada de um intenso flare eletromagnético de Classe-x, o que provocou blecaute de radiopropagação e interferências em dispositivos de localização.

Momento da ejeção solar observada pelo telescópio espacial solar SOHO.
Momento da ejeção solar observada pelo telescópio espacial solar SOHO.

A chegada das partículas pode ser acompanhada em nossa página de atividade solar Acompanhe

A intensa explosão ocorreu ao redor da região ativa AR2887 às 16h00 UTC de quinta feira, 28 de outubro, e provocou forte ejeção de partículas carregadas que foram arremessadas em direção à Terra. Essas partículas ainda estão à deriva no espaço, mas de acordo com modelos de previsão de clima espacial deverão atingir nosso planeta entre a manhã de sábado (30) e tarde de domingo (31)

Continua após a publicidade


Diferentemente da ejeção de partículas, que levam alguns dias até chegar à Terra, o flare de raios-x atingiu o topo da atmosfera cerca de 8 minutos depois de emitido e provocou forte ionização na ionosfera. Como consequência, foram observados blecautes de radiopropagação transoceânicas, com consequente perda de comunicação em ondas curtas na área central do oceano Índico e retardo em sinais de GPS e dispositivos de geolocalização que operam em ondas decamétricas.

Modelos divulgados pelo SWPC (Centro de Previsão de Clima Espacial) da NOAA, nos EUA, mostram que a densidade da carga de partículas carregadas tem potencial suficiente para interferir em linhas de transmissão situadas em latitudes mais elevadas e podem agir sobre a altitude de satélites localizados em orbitas baixas, devido ao aumento do arrasto na alta atmosfera.

O SWPC também alertou para a possibilidade de surgimento de auroras em latitudes médias, compreendidas desde a Pensilvânia até o Oregon, nos EUA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -