Sexta-feira, 22 mai 2009 - 11h27
O centro espacial Kennedy suspendeu novamente o pouso do ônibus espacial Atlantis, previsto para esse sábado. Essa é a segunda vez que os controladores da missão suspendem a aterrisagem da Atlantis.
O motivo do cancelamento do pouso cargueiro americano foi novamente as más condições do tempo na pista da Flórida, apesar das condições serão adequadas para o pouso na Base Aérea de Edwards, na Califórnia e White Sands, no Novo México. Uma nova tentativa será feita amanhã às 11h11 (hora de Brasília) e caso não seja possível aterrisar a Atlantis na pista da Flórida o pouso será feito provavelmente na pista militar de Edwards.
O problema de se aterrisar o ônibus espacial nas pistas alternativas é o custo elevado para transportar o ônibus espacial de volta ao seu hangar na Flórida, uma operação estimada em 1 milhão de dólares.
Se a Atlantis não pousar no sábado, outras oportunidades ocorrerão no domingo utilizando as pistas da Flórida, Califórnia ou no deserto de White Sands, no Novo México.
Perdendo velocidade, a nave tende a perder altitude, o que aumenta o atrito sobre as altas da camada da atmosfera. Conhecido por "re-entrada", este é um dos momentos mais críticos de toda a missão, somente comparável em risco aos 8 minutos iniciais do lançamento. Durante a re-entrada, a temperatura do corpo da espaçonave atinge mais de 1500 graus Celsius. Este calor é isolado por milhares de pequenas placas de cerâmica e sílica, que revestem a parte inferior do ônibus espacial. O nariz e bordos de ataque da nave são protegidos de forma mais cuidadosa, já que produzem maior atrito e consequentemente mais calor. Cada placa de cerâmica é única e numerada e não pode ser substituída por outra que não seja sua réplica. A elevada temperatura causada pelo atrito aquece os gases ao redor da espaçonave e os incandesce. Esse fenômeno é conhecido como plasma e ocorre devido à ionização das partículas dos gases. A ionização bloqueia a propagação das ondas de rádio e impede a transmissão de dados e comunicações de voz entre a nave e o centro de controle da missão. Esse momento é conhecido como rádio-blackout. O processo de-orbital e a reentrada da Atlantis será transmitido ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -