Procure no Apolo11
Sábado, 20 out 2007 - 12h05

Prepare-se: Fim de semana tem chuva de meteoros!

Se você gosta de observar a beleza do céu noturno, com milhares de estrelas e planetas, temos uma boa surpresa pra você.

A partir das 10 horas da noite de sábado até as primeiras horas da manhã de domingo, um belo espetáculo poderá ser visto próximo à constelação de Orion: a chuva de meteoros Orionídeas, provocada pela passagem da Terra pela esteira de poeira deixada pelo cometa Halley.


Cometa Halley
O cometa Halley descreve uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos e a última vez que se aproximou bastante da Terra foi no ano de 1986. Neste momento o cometa está bem distante de nós, além da órbita de Urano, mas a trilha de poeira gelada deixada por ele ainda pode ser vista. Isso acontece duas vezes por ano e ocorre quando nosso planeta cruza essas partículas.

Continua após a publicidade


Ao penetrar na alta atmosfera, os fragmentos se incandescem e produzem as chamadas chuvas de meteoros. Quando ocorrem no mês de maio, a chuva é chamada de Eta Aquarídea e quando acontece em outubro se chama Orionídea. Em ambos os casos as chuvas de meteoros são causadas pelas partículas deixadas pelo cometa.

A chuva leva o nome de Orionídea pelo fato de que seu radiante parece surgir na constelação de Orion, popularmente conhecida como as três Marias. O radiante ocorrerá abaixo de Betelgeuse, uma das estrelas da constelação, mas apesar da Betelgeuse estar a mais de 420 anos-luz de distância, a chuva de meteoros acontece a apenas algumas dezenas de quilômetros de altitude.


Como ver a chuva
Espera-se que entre 20 e 50 meteoros possam ser vistos por hora nas regiões mais escuras, mas não espere nenhum espetáculo monumental, principalmente nas grandes cidades e locais mais claros.

Para ver a chuva durante a madrugada, localize a constelação de orion acima do ponto cardeal leste. Para isso utilize a carta mostrada no topo da página. A melhor maneira para se ver os meteoros é ir até um local escuro, sentar confortavelmente em uma cadeira reclinável e admirar o céu, relaxadamente. Apesar das noites serem quentes, é aconselhável levar um cobertor.

Os meteoros devem aparecer em qualquer local do céu, mas as trilhas deixadas por eles vão parecer apontar para Orion.

Bom final de semana com muitos meteoros!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -