Procure no Apolo11
Terça-feira, 8 dez 2020 - 10h23
Por Rogério Leite

Prepare-se: eclipse solar pode ser visto do Brasil na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, o céu será palco do mais impressionante dos eventos astronômicos: o eclipse total do Sol. O evento terá seu ápice sobre a Patagônia Argentina, mas poderá ser visto parcialmente aqui no Brasil, em especial na região Sul.


O eclipse do dia 14 de dezembro de 2020 será do tipo total, ou seja, a Lua encobrirá totalmente o Sol. No entanto, aqui do Brasil nós veremos apenas parte do espetáculo, com efeito mais pronunciado nas cidades do sul do país.

Caminho da sombra da Lua durante o eclipse solar de 14 de dezembro de 2020. O eclipse será total em toda a faixa central mostrada no mapa.
Caminho da sombra da Lua durante o eclipse solar de 14 de dezembro de 2020. O eclipse será total em toda a faixa central mostrada no mapa.

Continua após a publicidade



Evolução do Eclipse
O eclipse tem início sobre o oceano Pacífico, às 10h33 BRT e à medida que o tempo passa a zona de sombra se desloca em sentido oeste rumo à costa da América do Sul. Às 13h00 BRT o cone de sombra toca a costa central do Chile, ao sul de Concepción. Alguns minutos depois, às 13h13 BRT o eclipse chega ao seu ponto máximo, acima do deserto da Patagônia argentina. Nesta localidade, a Lua produzirá uma área de sombra 90 km de diâmetro, com tempo total de escuridão de 02m09s. O eclipse termina às 15h54 BRT, ao oeste da costa da Namíbia, na África.


Eclipse no Brasil
Aqui no Brasil o eclipse poderá ser visto de forma parcial, em especial nos estados da Região Sul. De nenhum ponto do país será possível ver a totalidade do eclipse, ou seja, o Sol totalmente encoberto, mas o espetáculo poderá ser apreciado em grande parte do Brasil. A tabela abaixo mostra os horários de começo, meio e fim do eclipse nas capitais onde o fenômeno poderá será visível, assim como a porcentagem do disco solar que será encoberto.

Tabela de horários de início, meio e fim do eclipse nas capitais, durante o eclipse solar de dezembro de 2020.
Tabela de horários de início, meio e fim do eclipse nas capitais, durante o eclipse solar de dezembro de 2020.


Como ocorre um eclipse solar
Um eclipse solar total acontece sempre que a Lua se posiciona exatamente entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente o disco da estrela. Nestas condições o céu se torna completamente escuro e estrelas e planetas podem ser vistos durante o momento da totalidade.

O eclipse total do Sol ocorre com a Lua Nova no perigeu ou próximo dele, ou seja, quando a Lua está mais próxima da Terra. Quando está mais afastada seu tamanho aparente não encobre completamente o disco solar e um arco luminoso é observado ao redor da Lua. Nestas condições o eclipse passa a ser do tipo parcial e um arco luminoso é formado ao redor da Lua.


Como ver o eclipse com segurança
Importante: Nunca olhe o Sol diretamente - Você pode sofrer danos irreparáveis nos olhos.

O uso de chapas de raios-x, filmes de máquinas fotográficas, CDs, DVs, disquetes é completamente proibido neste tipo de atividade.

Para observar com segurança um eclipse do Sol é necessário a utilização de um filtro de alta densidade e um dos filtros mais baratos é a lente para máscara de soldador de tonalidade 14. Além do baixo custo, é muito fácil de se adquirir em lojas de ferragens. Na falta de uma lente número 14, pode-se optar pela lente número 12, bem mais fácil de encontrar.

A observação deve ser feita sempre por curtos períodos de tempo, para permitir um "descanso" aos olhos e evitar prejuízos à visão. Se usar uma lente número 14, observe por uns 20 a 30 segundos, relaxe por uns 20 segundos e retome a observação. Se usar lente número 12 (mais clara), as seções de observações devem ser mais curtas.

Além do cuidado com os olhos, use também protetor solar e boné, pois o evento deve durar pelo menos duas horas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -