Sexta-feira, 10 abr 2020 - 10h08
Por Rogério Leite

Quarentena? Vá para a janela e veja o trem passar!

Se você está na região sudeste e entediado de ver as notícias ruins na TV, não perca essa oportunidade. Hoje e nos próximos dias o grupo 2 de satélites Starlink passará sobre o céu das cidades logo após o pôr do Sol. É só olhar pela janela!

Registro de parte do trem de satélites Starlink Grupo 5 feito pelo astrônomo amador Edinilson Oliveira, de São Paulo, SP. O 'trem' do grupo 5 passou na quinta-feira às 19 horas, com mais de 50 satélites enfileirados.
Registro de parte do trem de satélites Starlink Grupo 5 feito pelo astrônomo Ednilson Oliveira, de São Paulo, SP. O 'trem' do grupo 5 passou na quinta-feira às 19 horas, com mais de 50 satélites enfileirados.

O trem de satélites consta de mais de sessenta naves e pode ser visto sem auxílio de instrumentos, com a observação favorecida pela menor poluição atmosférica.

Esse grupo de satélites foi lançado pela empresa SpaceX no dia 7 de janeiro de 2020 com o objetivo de formar uma frota de milhares de repetidoras espaciais capaz de prover internet em banda larga para qualquer lugar do planeta.

Os satélites poderão ser vistos mais ou menos às 19h00 e durante a passagem parecerão enfileirados ou em formação.

Na sexta-feira o brilho desse objetos não será tão forte, mas ainda sim serão perfeitamente visíveis. No sábado, domingo e segunda-feira o brilho será mais forte.


Satélites Starlink
O objetivo da SpaceX é colocar em orbita 12 mil satélites com a finalidade de criar a maior rede mundial provedora de internet via satélite.

Os objetos estão em orbita circular ao redor do planeta, a uma altitude de 445 km. Por estarem em orbita baixa e orbitando praticamente juntos, para um observador situado na Terra a impressão que se tem é que um "trem" de pontos luminosos está se deslocando no firmamento noturno, refletindo a luz do Sol.


Como ver o trem Starlink
Naturalmente, a observação de qualquer satélite depende dele estar em nosso campo de visão e para saber quando isso vai acontecer você pode precisa rastrea-lo, fornecendo sua localização. Isso pode ser feito através do nosso site SATVIEW, acessível através desse link:

VEJA O TREM DE SATÉLITE STARLINK GRUPO 2

Em São Paulo, por exemplo, o trem poderá ser visto entre 10 e 13 de abril, após o pôr do Sol.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.









Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"Meu sonho é dever muito, não ter nada e, o resto deixar para os pobres" - François Rabelais -