Procure no Apolo11
Terça-feira, 17 dez 2019 - 10h56
Por Rogério Leite

Quer ver as manchas solares de novo? Pode tirar o cavalinho da chuva!

Se você está ansioso, esperando para ver as grandes manchas tomarem conta da face do Sol, é melhor desistir. De acordo com novos estudos, o pico do próximo ciclo solar deverá demorar alguns anos e as previsões de atividade da estrela não são nada animadoras.

Previsão para o Ciclo Solar 25
Previsão para o Ciclo Solar 25

Segundo pesquisadores do Centro de Previsão de Clima Espacial, SWPC, o próximo ciclo, de número 25, deverá iniciar em abril de 2020, mas o pico da atividade só vai ocorrer em julho de 2025 e segundo as previsões será muito parecido com o atual ciclo 24, um dos mais fracos da história.

O atual ciclo 24 é considerado um dos menos ativos e se não houver mudanças nos próximos meses, ao seu término será considerado o sétimo ciclo solar mais longo dos últimos 250 anos, com duração de 11.4 anos.

Continua após a publicidade


Embora o nível atual e futuro da atividade solar seja baixo, isso não significa que as manchas ou explosões solares não acontecerão. É comum nos períodos de baixa atividade serem observadas fortes ejeções de massa coronal (EMC), mas a frequência desses eventos deverá ser menor.


Ciclo Solar
A cada 11 anos, aproximadamente, o Sol passa por momentos alternados de alta e baixa atividade eletromagnética, conhecidos por mínimos e máximos solares. Esse período é chamado de ciclo solar ou de Schwabe e desde que as observações começaram a ser feitas já foram contados 24 ciclos até o ano de 2018.


Inverno Implacável
Entre 1645 e 1715, o Sol passou por um estranho período, com atividade quase nula. Durante 70 anos, as manchas solares se tornaram extremamente raras e o ciclo de 11 anos parecia ter se rompido. Coincidência ou não, esse período de enfraquecimento coincidiu com uma série de invernos implacáveis que atingiram o hemisfério Norte.

Esse período no comportamento do Sol ficou conhecido como Mínimo de Maunder e até hoje os cientistas não sabem ao certo como ele foi disparado e nem se de fato realmente influenciou o clima na Terra.

Por razões ainda não compreendidas, o ciclo de manchas solares se normalizou no século 18, voltando ao período normal de 11 anos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling -