Sábado, 14 jul 2007 - 18h00

Radiação de Chernobyl prejudica mais os pássaros coloridos

LONDRES - Passarinhos de cores brilhantes estão entre as espécies afetadas de forma mais dura pelos níveis de radiação ao redor da usina nuclear de Chernobyl, segundo determinou uma pesquisa realizada por especialistas em ecologia e publicada no periódico Journal of Applied Ecology. O trabalho ajuda a explicar por que algumas formas de vida são mais afetadas pela radiação que outras.

Os cientistas Anders Møller e Timothy Mousseau examinaram 1.570 pássaros de 57 espécies diferentes nas florestas ao redor de Chernobyl, e a diferentes distâncias do reator. Eles determinaram que as populações de quatro grupos de pássaros - os cuja plumagem vermelha, amarela e laranja é baseada em substâncias chamadas carotenóides, os que põem os ovos maiores, os que migravam mais longe e os que ocupavam maior área - declinaram mais que as outras.

O resultado parece girar em torno do papel dos antioxidantes, substâncias que ajudam a proteger o organismo contra radicais livres. Certas atividades consomem uma grande quantidade desses antioxidantes, incluindo a produção de pigmentos baseados em carotenóides, longas migrações e a produção de ovos grandes - pássaros transferem antioxidantes do corpo para o ovo, e ovos maiores requerem mais dessas substâncias.

Møller e Mousseau formularam a hipótese de que, por ter menos antioxidantes para enfrentar os radicais livres - moléculas quebradas que surgem naturalmente no corpo, mas que aumentam em quantidade quando o organismo é exposto à radiação - esses grupos de pássaros são os mais afetados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês