Sexta-feira, 4 dez 2009 - 12h02
Rio Negro chega no limite de emergência, após cheia histórica
O nível do Rio Negro atingiu apenas 16 metros esta semana na região de Manaus (AM), no limite do nível de emergência de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. No mês de junho deste ano, o nível do rio alcançou sua maior marca desde 1902, chegado a 29,69 metros.
![]() Clique para ampliar A queda significativa do volume de chuva na região nos últimos quatro meses é o motivo dessa grande variação. O Serviço Geológico alerta que a situação de seca ao longo da calha do Rio Negro deve continuar até fevereiro. Imagens do satélite Landsat divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) evidenciam a grande mudança no nível dos rios Negro e Solimões. No dia 10 de setembro o nível do Rio Negro estava em 25,64 metros. Já no dia 29 de novembro, o nível do rio aparece quase 10 metros mais baixo.
Cinco municípios ribeirinhos já decretaram situação de emergência no Estado do Amazonas: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Manaquiri, Caapiranga e Anamã. Cerca de 14 mil famílias estão isoladas e sofrem com a falta de mantimentos. Os barcos que partem de Manaus com alimentos e combustível não conseguem mais atracar nos portos diante da falta de navegabilidade. Os registros históricos do Serviço Geológico do Brasil mostram que a pior seca do Rio Negro aconteceu em 1917, quando o nível do rio chegou a 13,67 metros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O futuro é a única propriedade que os senhores concedem de boa vontade aos escravos" - Albert Camus -