Procure no Apolo11
Domingo, 4 set 2022 - 15h40
Por Rogério Leite

Rumo à Lua: Nasa adia indefinidamente lançamento da missão Artemis 1

Um vazamento inesperado na linha de alimentação de combustível suspendeu mais uma vez o lançamento do poderoso foguete SLS, que levaria a missão Artemis 1 à Lua. A nova data de lançamento ainda é uma incógnita, já que o foguete ainda está imóvel na plataforma 39B, mas provavelmente será recolhido ao hangar de construção nas próximas horas.



Veja como foi o adiamento da missão Artemis 1, acompanhada ao vivo pela equipe do Apolo11.com

O lançamento deveria ter ocorrido na tarde sábado, 3 de setembro, mas alguns minutos antes da decolagem os engenheiros detectaram um vazamento em um engate rápido, localizado entre o lado externo e as placas laterais do foguete. Esse engate, de 8 polegadas de diâmetro, é usado para encher e drenar o hidrogênio líquido do tanque central do foguete.

Foram feitas três tentativas para estancar o vazamento, todas infrutíferas.

Continua após a publicidade


Comando Inadvertido
O vazamento ocorreu durante a fase inicial das operações de abastecimento de hidrogênio, chamada chilldown, quando os controladores de lançamento resfriam tanto as linhas de alimentação como o sistema de propulsão antes de injetar o hidrogênio líquido no tanque do foguete, a uma temperatura de 217 graus Celsius negativos. De acordo com a NASA, neste momento um comando inadvertido foi enviado ao equipamento, o que elevou temporariamente a pressão no sistema.

Embora o foguete tenha permanecido em segurança todo o tempo, ainda é muito cedo para afirmar se o aumento na pressurização do sistema contribuiu para a causa do vazamento.


Janela de Lançamento
Devido à complexidade da mecânica orbital envolvida no lançamento rumo à Lua, a NASA teria que lançar o Artemis I até terça-feira, 6 de setembro, como parte do atual período das janelas de lançamento. Entretanto, até a tarde de domingo os engenheiros não confirmaram se isso será possível. Além disso, a NASA também não informou se o foguete será ou não levado de volta ao enorme prédio VAB, uma espécie de hangar localizado a poucos quilômetros da plataforma de lançamento. Se isso acontecer, o mais provável é que as próximas tentativas de lançamentos não ocorram até o final de setembro ou final de outubro, quando abrem-se as novas janelas de lançamento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -