Procure no Apolo11
Segunda-feira, 4 jul 2022 - 10h04
Por Rogério Leite

Satélite da Nasa registra fantástico eclipse solar

Eclipses são eventos que acontecem o tempo todo, mas só podem ser vistos se o observador estiver localizado em um ponto geométrico muito privilegiado. E foi isso que aconteceu em 29 de junho, quando uma espaçonave da NASA registrou a passagem da Lua na frente do disco solar.

Eclipse Solar visto pelo Observatório de Dinâmica Solar, da Nasa, em 29 de junho de 2022.
Eclipse Solar visto pelo Observatório de Dinâmica Solar, da Nasa, em 29 de junho de 2022.

O registro do eclipse foi feito pela sonda SDO, o Laboratório de Dinâmica Solar, da NASA, que a partir de seu ponto de vista único no espaço, pode testemunhar o que nenhum ser humano ou telescópio espacial pode fazer, a não ser que estivesse a bordo do SDO.

Essa não é a primeira vez que o SDO registra um eclipse solar, já que o objetivo do artefato é justamente estudar o clima espacial dentro do Sistema Solar, cujo Sol é o principal elemento. Para fazer isso o SDO fica constantemente observando a estrela e vez por outra a Lua cruza as lentes do telescópio de bordo.

Do ponto de vista do SDO, a Lua nunca cobre 100% o disco solar e durante o ápice do eclipse do dia 29, o máximo encoberto foi de 67%.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2022

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle -