Procure no Apolo11
Sexta-feira, 16 jul 2021 - 09h30
Por Rogério Leite

Sequência de ejeções coronais mostra forte atividade no lado afastado do Sol

Diversas ejeções de massa coronal estão sendo observados no lado afastado do Sol e podem se tornar geoefetivos nas próximas horas à medida que a estrela rotaciona em direção à Terra. Imagens registradas pelo telescópio espacial SOHO mostram que essas explosões estão ocorrendo no hemisfério sul da estrela.


Nas últimas horas o telescópio solar SOHO vem observando forte atividade solar, com sistemáticas ejeções de massa coronal que estão sendo arremessadas na direção oposta da Terra. Modelos matemáticos em conjunto com dados dos satélites SDO, da NASA, indicam que essas ejeções coronais são provenientes da região ativa AR12385, em desenvolvimento na região sudeste, ainda do lado estelar afastado da Terra.

Acompanhe o Sol em nossa página de atividade solar

Continua após a publicidade


A mais recente ejeção de massa coronal ocorreu às 21:24 UTC de quinta-feira (18h24 pelo horário de Brasília) e pode ser vista na animação acima, registrada pelo satélite de observação solar SOHO.

A sequencia de ejeções de massa coronal (EMC) observada é resultado do fortalecimento da atividade magnética do Ciclo Solar 25, que deve se fortalecer ainda mais nos próximos meses.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -