Procure no Apolo11
Quinta-feira, 4 mai 2023 - 11h11
Por Rogério Leite

Será que o Sol era mais amarelo quando você era criança?

Recentemente, algumas pessoas na internet afirmavam que o Sol mudou de cor nos últimos anos. Em algumas postagens confusas do Twitter, muitos afirmavam que antigamente nossa estrela era muito amarela que atualmente. Mas será que isso é verdade? Nosso Sol mudou mesmo de cor?

O Sol fotografado do espaço pelo astronauta Scott Kelly.
O Sol fotografado do espaço pelo astronauta Scott Kelly.

A discussão, postada no microblog de Elon Musk, era digna das tradicionais teorias da conspiração. No tuite, um dos usuários afirmava que quando era criança, o Sol era bem amarelo, enquanto outro rebatia: "veja bem, a última vez que eu vi um sol amarelo foi no Teletubbies", e apresentou uma foto tirada naquele instante onde o Sol aparecia branco.

Velha discussão
Pode parecer até estranho, mas a discussão sobre a mudança na cor do Sol não é nova. Adeptos das teorias da conspiração afirmam que as "elites dominantes" espalham propositadamente produtos químicos na atmosfera com objetivos não muito claros, e que isso definitivamente seria o principal responsável pela mudança na cor do Sol.

Continua após a publicidade


Mas afinal, qual a cor do Sol?
Tecnicamente falando, o Sol é absolutamente branco e isso pode ser confirmado caso você vá ao espaço e tire um foto do astro-rei, como fez o astronauta Scott Kelly.

A cor branca do Sol ocorre porque a estrela emite ondas eletromagnéticas em todos os comprimentos de onda, inclusive em todas as porções do espectro visível, o que nos faz perceber a coloração branca.

Entretanto, quando a luz solar atinge nossa atmosfera, a parte azul do espectro é dispersada de forma mais eficiente do que a luz vermelha. Dessa forma, com menos azul atingindo nossos olhos, o tom das cores puxará levemente para o amarelo. E quanto mais atmosfera a luz solar tiver que percorrer, por exemplo, durante o nascer ou pôr do sol, mais luz azul será dispersada, tornando nossa estrela mais amarelada ou avermelhada.

Por outro lado, quando o Sol está diretamente acima do observador mais branco ele parecerá, já que a porção azul da luz terá menos atmosfera para se dispersar antes de chegar aos seus olhos.

Dessa forma, mesmo sabendo que a luz solar é branca, a cor que atinge nossos olhos sofrerá mudanças dependendo da atmosfera.

No caso da discussão no Twitter, a crença de que o Sol era mais amarelo quando criança pode estar relacionada à nostalgia, uma tendência que todos nós temos de lembrar de um belo pôr do sol visto na infância ou quem sabe, da inverossímil possibilidade de antigamente haver menos poluição atmosférica, como sugeriu um dos usuários presentes na discussão.

Sol Verde
Como se sabe, o sol emite energia em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios gama. Entretanto, a maior parte de sua energia no espectro visível ocorre em torno de 500 nanômetros, dentro do espectro da luz verde-azulada. Sabendo disso, se quisermos apimentar um pouco mais discussão, poderíamos afirmar com provas científicas, que o Sol é na verdade verde. Aí a confusão estaria formada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -