Procure no Apolo11
Terça-feira, 14 set 2021 - 10h10
Por Rogério Leite

Sismógrafos da Apollo revelam que a Terra é culpada pelos terremotos lunares

Dados registrados pela missão Apollo permitiram a pesquisadores japoneses concluírem que os terremotos em grande profundidade registrados abaixo do solo lunar são provocados diretamente, em sua maioria pela gravidade da Terra.

Astronauta Buzz Aldrin posa ao lado do primeiro sismômetro lunar instalado durante a missão Apollo, entre 1969 e 1977.<BR>
Astronauta Buzz Aldrin posa ao lado do primeiro sismômetro lunar instalado durante a missão Apollo, entre 1969 e 1977.

A conclusão foi revelada pelo geólogo Táxi Kawamura, do Observatório Astronômico Nacional, do Japão, que reanalisou mais de 100 tremores detectados por sismógrafos deixados na Lua durante a missão Apollo há mais de 50 anos, entre os anos de 1969 e 1977.

Segundo o estudo de Kawamura, os sismos estudados foram registrados entre 800 e 1200 km de profundidade e diferentemente dos sismos terrestres, apresentavam periodicidade de cerca de 27 dias.

Continua após a publicidade


Para chegar esta conclusão, a equipe de Kawamura modelou os antigos dados dos sismógrafos instalados na Lua e descobriu que as forças de maré criadas pela interação gravitacional da Terra coincidiam com os sismos lunares registrados no mesmo período.

Conhecidas como marés de corpo sólido, essas tensões podem formar falhas ou rachaduras no interior da Lua e à medida que o estresse mecânico se acumula podem causar tremores. Embora a teoria de Kawamura não seja nova, o estudo fornece dados muito mais robustos sobre o fenômeno.


Terremotos Lunares
Kawamura explica que a correlação entre a ocorrência de um terremoto profundo e o estresse das marés foi demonstrada e o estudo apoia a ideia de que o estresse não está apenas desencadeando os terremotos profundos, mas também é responsável pela liberação da energia da atividade sísmica.


Um ddos sismogramas lunares utilizado pela equipe de Kawamura durante o estudo. Os dados foram coletados durante as missões Apollo e mostram tremores rasos, profundos e também impactos de meteoritos.<BR>
Um ddos sismogramas lunares utilizado pela equipe de Kawamura durante o estudo. Os dados foram coletados durante as missões Apollo e mostram tremores rasos, profundos e também impactos de meteoritos.

"Os estudos anteriores subestimaram o estresse liberado, pois usavam dados de apenas um dos sismômetros. Ao combinar sinais de diferentes instrumentos nós descobrimos que o acúmulo das tensões de maré não ocorreu repentinamente, mas longo de um mês".

Segundo o estudo, a regularidade de 27 dias dos tremores também confirma a ideia de que eles são causados pela gravidade da Terra, pois é o mesmo tempo que leva a Lua a orbitar nosso planeta.


Terremotos Longos
Diferentemente dos terremotos terrestres que cessam em minutos, os eventos lunares duram muito mais tempo. Segundo Madeleine Jepsen, da American Geophysical Union, isso acontece porque a Lua é muito mais seca e mais fria do que a Terra, o que faz as vibrações durarem mais tempo. No caso da Terra, a estrutura é mais maleável e age como uma esponja que absorve as vibrações.

É importante lembrar que a Lua não tem atividade tectônica como a Terra e muitos eventos sísmico que afetam a Lua ainda não são perfeitamente compreendidos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -