Sexta-feira, 31 mar 2006 - 08h17
Sobre o Casaquistão, Soyuz e ISS devem se acoplar nesta madrugada.
Já está tudo pronto para o acoplamento entre a nave russa Soyuz TM-8 e a Estação Espacial Internacional ISS. O tenente coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, deverá ser o primeiro a desembarcar a bordo da estação espacial.
![]() De acordo com o controle russo da missão, localizado na cidade de Korolev, Russia, o acoplamento será feito na madrugada deste sábado, à 01h19 (Hora de Brasília), sobre as coordenadas 48.75 N e 85.82 E, 345 km acima da cidade de Leninogorsk, no Casaquistão, próximo à fronteira com a China. A localização exata do acoplamento pode ser vista no gráfico acima, onde o círculo azul representa a Estação Espacial Internacional. Trinta e cinco minutos antes, as duas naves passarão muito juntas sobre a costa brasileira, na altura do litoral do Rio de Janeiro, conforme vemos no gráfico abaixo.
![]() O comandante da expedição, o russo Pavel Vinogradov, o oficial de ciências e engenheiro de vôo norte-americano Jeff Williams e o astronauta brasileiro Marcos Pontes deverão abrir a comporta que une as duas naves às 02h30. A equipe de Pontes será então recebida pelo atual grupo a bordo da estação, o comandante norte-americano Bill McArthur e o engenheiro de vôo russo Valery Tokarev, no espaço desde outubro de 2005 e que retornarão à Terra junto com Pontes no dia 8 de abril. O comandante Vinogradov e o engenheiro de vôo Jeffrey Williams, companheiros de Pontes, permanecerão a bordo da estação. Vinogradov é um veterano do espaço e conta com 198 dias a bordo da antiga estação espacial MIR e já fez cinco passeios espaciais. Willians, coronel da força aérea, já esteve no espaço em maio de 2000 a bordo da missão STS-101 do ônibus espacial e também já fez um passeio espacial. Dentro da estação espacial o astronauta Pontes, de 42 anos, deverá realizar uma série de 8 experimentos científicos. Entre eles dois são de escolas do ensino médio e os outros seis de instituições de pesquisa brasileiras. A primeira entrevista coletiva dos cinco astronautas será concedida às às 12h55 de segunda-feira. Reporteres presentes no Johnson Space Center, em Houston, Kennedy Space Center, na Flórida e no Centro de controle da missão russa, em Korolev, poderão fazer perguntas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Eu sempre digo: mantenha um diário e um dia ele lhe manterá" - Mae West -