Quarta-feira, 26 fev 2014 - 11h17
Por Rogério Leite

Sol: Nova região ativa explode em potente emissão de raios-x

Nem bem surgiu no limbo da estrela, a nova região ativa já deu sinais de nervosismo, emitindo um poderoso flare de raios-x de classe X4.9, um dos maiores desse ciclo. A mancha entrou na terceira volta ao redor do Sol e está sendo mantida em constante vigilância pelos pesquisadores.

O poderoso flare solar ocorreu nas primeiras horas de terça-feira e foi detectado por sensores de raios-x a bordo do satélite GOES-14. A emissão partiu da nova região ativa AR 1990 e foi estimada na classe X4.9, que mede a intensidade dos flares solares no comprimento de onda entre 1.0 e 8.0 Angstroms.

Altamente energética, a emissão injetou no topo da atmosfera da Terra nada menos que 62 gigawatts de potência em raios-x, o mesmo que a energia gerada simultaneamente por cinco usinas de Itaipu. Embora sejam altamente perigosas, as emissões de raios-x não chegam à superfície, pois são bloqueadas pela nossa atmosfera.

A região ativa responsável pela emissão é a antiga e gigantesca mancha AR 1944, que está iniciando a terceira volta sobre a superfície solar. Na segunda revolução foi batizada de AR 1967 e agora AR 1990.

Nesta quarta-feira o Apolo11 transmitiu ao vivo imagens dessa região ativa. No Hangout, levado ao ar às 9 horas da manhã, o diretor do Apolo11, Rogério Leite, falou um pouco sobre a mancha solar e o que podemos esperar dela nos próximos dias. Assistam.


Artes: No topo, momento da explosão solar de classe X4.9, ocorrida nas primeiras horas de terça-feira, 25 de fevereiro de 2014. Acima, Vídeo do Apolo11 sobre a região ativa AR 1990, responsável pela explosão. Créditos: NASA/SDO, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel