Procure no Apolo11
Terça-feira, 10 jun 2014 - 11h30
Por Rogério Leite

Sol: Região ativa surge e emite poderoso flare de raio-x

Nosso Sol andava muito calmo até que resolveu dar uma demonstração de sua força. Em menos de 12 horas a estrela emitiu duas poderosas emissões de raios-x que fizeram saltar os sensores a bordo dos satélites. Preparem-se, pois outros flares deverão ocorrer!

Flare solar - AR 2087 - Regiões ativas do Sol
Clique para ampliar

Atualmente, existem diversas regiões ativas (grupos de manchas) na superfície do Sol, algumas com características capazes de produzir flares de raios-x e ejeções de massa coronal de grande intensidade. Entre elas as Regiões Ativas AR 2080, AR 2085 e a novíssima AR 2087, responsável pelas fortes emissões observadas hoje.

Todas as regiões citadas possuem configuração magnética do tipo Beta-Gama-Delta, uma disposição tão complexa que é impossível traçar uma linha contínua entre os pontos de polaridades opostas entre as manchas do grupo. Esse tipo de configuração é responsável pelas maiores explosões observadas na superfície solar.

Continua após a publicidade


Regiões ativas do Sol
Clique para ampliar

Nas últimas 12 horas foram observados diversos flares de raios-x, dois deles de muito alta intensidade e que chegaram a atingir a classe X2.2 e X1.5. A localização exata dessas emissões é a nova região ativa AR 2087, que acaba de surgir no limbo leste do Sol e deverá permanecer por alguns dias de frente para a Terra.

Além da AR 2087, as regiões ativas AR 2080 e AR 2085 também têm características magnéticas similares e poderão causar surpresas nas próximas horas. A AR 2085 é uma mancha bastante grande, que cobre 840 milionésimos da superfície solar, cerca de 2.6 bilhões de quilômetros quadrados e já pode ser vista da Terra sem necessidade de telescópios ou binóculos.



Artes: Imagens do Sol registradas pelo satélite SDO, da Nasa, mostram as regiões ativas AR 2080, AR 2085 e AR 2087. No topo, o momento exato do flare solar de classe X2.2. Créditos: SDO/Nasa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -