ATENÇÃO
Ajude a manter GRÁTIS o conteúdo do Apolo11. Colabore conosco. Clique Aqui
Sexta-feira, 19 fev 2021 - 09h24
Por Rogério Leite

Sonda Perseverance pousa com sucesso e manda as primeiras fotos

A sonda estadunidense Mars Perseverance pousou com sucesso sobre a cratera Jezero, após 203 dias de viagem e 472 milhões de quilômetros percorridos. O pouso aconteceu às 17h55 BRT de quinta-feira e minutos depois já enviava a primeira imagem do terreno marciano. Assista ao vídeo.

Primeira foto enviada pela Mars Perseverance quatro minutos após o pouso. No horizonte temos a borda cratera Jezero.
Primeira foto enviada pela Mars Perseverance quatro minutos após o pouso. No horizonte temos a borda cratera Jezero.

A missão transcorreu sem problemas desde o início e atingiu o ápice da primeira fase às 17h48 BRT de quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021, quando a espaçonave robótica tocou o topo da atmosfera marciana a 19200 km/h. Cerca de 80 segundos depois a nave passou pelo máximo do aquecimento e estresse térmico, atingindo 1380 graus Celsius durante o processo de desaceleração. Lentamente, Perseverance atingiu velocidade supersônica e abriu os paraquedas.


A seis quilômetros de altitude, o escudo térmico foi ejetado e a quatro quilômetros do solo acionou o altímetro-radar com a finalidade de analisar o terreno abaixo. Em seguida, o módulo Perseverance se desprendeu do casulo de proteção e iniciou o processo de descida auxiliado por retrofoguetes. Ao atingir 270 metros, um intrincado mecanismo similar a um guindaste baixou o módulo até o solo, com direito a aplausos dos engenheiros do JPL.


Equipe do JPL vibra ao receber a telemetria confirmando o pouso da Mars Perseverance.
Equipe do JPL vibra ao receber a telemetria confirmando o pouso da Mars Perseverance.


Quatro minutos após o pouso, o jipe-robô marcou presença e registrou a primeira foto do local de aterrissagem, enviando-a ao satélite Mars Reconnaissance Orbiter, que reenviou os sinais à Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.









Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2021

O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis -