Procure no Apolo11
Quarta-feira, 14 mai 2008 - 19h00

Sonda Phoenix pousará em Marte em 10 dias

A Nasa confirmou que a sonda "Phoenix" irá aterrisar sobre uma zona do pólo norte de Marte no próximo dia 25.

A sonda funcionará com energia solar e utilizará um braço robótico de 2,5 metros para recolher amostras de gelo e material que serão analisados por um laboratório a bordo.Um dos objetivos é saber se existiram condições favoráveis ao desenvolvimento de algum tipo de vida microbiana no planeta.

Continua após a publicidade


A agência espacial americana já admitiu que a nave enfrentará dificuldades ao entrar em contato com a fina atmosfera do planeta.

"Colocar uma nave sobre a superfície marciana é um assunto difícil e arriscado. Já sabemos que menos da metade das missões para Marte tiveram sucesso", afirmou em entrevista, Ed Weiler, membro do departamento de missões científicas da Nasa.

Segundo Weiler, o principal risco são as rochas que podem atrapalhar a aterrissagem ou impedir o desdobramento dos painéis solares.

No entanto, na região escolhida para “Phoenix” descer, as rochas são menores que a nave diminuindo os riscos de impacto. Essa conclusão só foi possível através de imagens obtidas por uma das câmeras da MRO, Mars Reconnaissance Orbiter, em viagem em torno do planeta.

A existência de gelo sob a superfície das latitudes mais altas do planeta foi confirmada no pelo "Mars Odyssey" em 2002. Agora, "Phoenix" iniciará sua missão em uma região jamais visitada por uma nave espacial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -