Procure no Apolo11
Quarta-feira, 10 out 2007 - 22h21

Soyuz com astronauta malaio a bordo é lançada com sucesso

A nave Soyuz TMA-11 foi lançada com sucesso pela Rússia, nesta quarta-feira (10), direto da base de Baikonur no Cazaquistão, na Ásia Central. O lançamento aconteceu às 10h22, horário de Brasília e transcorreu com normalidade, de acordo com o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.

A tripulação vai substituir os atuais ocupantes da Estação Espacial Internacional (ISS). O vôo da Soyuz terá duração de dois dias e neste período a nave vai dar 34 voltas na Terra, para depois se acoplar ao módulo russo Zaria da ISS.

Continua após a publicidade


Na missão estão o russo Yuri Malenchenko e a americana Peggy Whitson, que já foram à Estação Espacial e ainda o primeiro astronauta malaio, Sheikh Muszaphar Shukor.

O astronauta da Malásia ficará uma semana a bordo da ISS e voltará à Terra a bordo da nave Soyuz TMA-10, que atualmente está acoplada à plataforma orbital.

Muszaphar é cirurgião ortopedista e tem 35 anos. O astronauta vai realizar experimentos elaborados por cientistas malaios, como o estudo do efeito da microgravidade e a radiação espacial nas células e nos micróbios. Outra pesquisa será o possível uso de proteínas como vacina para o vírus HIV.

No último dia 4 de outubro, a Rússia celebrou o 50º aniversário do primeiro lançamento ao Espaço do satélite Sputnik.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -