Segunda-feira, 12 jan 2015 - 11h16
Por Rogério Leite

SpaceX: Imagens mostram momentos finais do foguete Falcon 9

Uma série de fotos feitas de dentro do Centro de Controle da Missão da SpaceX mostra os últimos momentos do pouso do foguete Falcon 9 sobre a plataforma de pouso. O foguete foi destruído, mas a empresa considerou a tentativa de descida controlada como extremamente proveitosa.

Falcon 9 imapcto contra plataforma
Clique para ampliar

O evento ocorreu na madrugada de sábado na costa leste dos EUA, após o lançamento bem sucedido do foguete Falcon 9. A missão principal tinha o objetivo de colocar em orbita o cargueiro espacial Dragon, repleto de suprimentos a serem entregues na Estação Espacial Internacional. A missão foi concluída.

Manobra Inédita
Cerca de dois minutos e meio após o lançamento, os estágios 1 e 2 do foguete se separaram. Enquanto o segundo estágio continuava em ascensão, com o objetivo de colocar a Dragon em orbita, o primeiro estágio realizava um experimento inédito.

Após a separação, uma série de ignições precisamente controladas alterou a orbita e velocidade de descida do foguete, com o propósito de fazer o objeto pousar suavemente na vertical sobre uma plataforma móvel posicionada no oceano Atlântico.

Restos do foguete Falcon 9
Clique para ampliar

Antes da tentativa, a SpaceX, proprietária dos foguetes e responsável pela missão comparava o feito a equilibrar uma vassoura pelo cabo durante uma tempestade.

A tentativa não deu certa e terminou após 9m47s de voo, quando o artefato se chocou contra a plataforma. Essa cena pode ser vista no monitor colocado no canto direito superior da na sala de operações


Aprender com os erros
Fontes ligadas à empresa especulam que o motivo da falha pode ter sido a velocidade de descida, considerada demasiadamente rápida para uma aterrissagem segura.

Embora alguns possam considerar como uma falha, especialistas em tecnologia espacial são categóricos em afirmar que a quantidade de dados coletados e a experiência adquirida neste experimento são extremamente valiosas e que o sucesso é apenas questão de tempo e poderá vir já nas próximas tentativas.



Arte: No topo, animação mostra o momento que o primeiro estágio do Falcon 9 toca a borda da plataforma de pouso no oceano Atlântico. Acima, imagem mostra os destroções cobertos por lona. Créditos: Reprodução Facebbok, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron