Procure no Apolo11
Segunda-feira, 27 mai 2019 - 11h43
Por Rogério Leite

Starlink: Veja um trem de satélites cruzando céu noturno!

Na noite de quinta-feira, 23 de maio, a empresa SpaceX lançou de uma só vez nada menos de 60 satélites. Os artefatos estão cruzando o céu praticamente juntos, formando uma espécie de "trem luminoso" que pode ser visto a olho nu nas noites mais escuras.

Frame de vídeo capturado pelo astrônomo amador Marco Langbroek mostra o trem de satélites passando sobre Leiden, na Holanda, em 24 de maio de 2019.
Frame de vídeo capturado pelo astrônomo amador Marco Langbroek mostra o trem de satélites passando sobre Leiden, na Holanda, em 24 de maio de 2019.

O trem de satélites, chamado oficialmente de "Mega constelação Starlink", é composto neste momento por 60 artefatos. No entanto, o objetivo da SpaceX é colocar em orbita 12 mil unidades com a finalidade de criar a maior rede mundial provedora de internet via satélite.

Os objetos estão em orbita circular ao redor do planeta, a uma altitude de 445 km. Por estarem em orbita baixa e orbitando praticamente juntos, para um observador situado na Terra a impressão que se tem é que um "trem" de pontos luminosos está se deslocando no firmamento noturno, refletindo a luz do Sol.

Continua após a publicidade


RASTREIE O TREM STARLINK

A olho nu, os 60 satélite brilham entre as magnitudes 4 e 5, o que significa que são pontos bem pálidos no céu, lembrando que teoricamente o limite da visão humana é de 6 magnitudes (quanto maior o número, menos brilhante é o objeto).

Atualmente, o tamanho do "trem" é de cerca de 8 graus angulares, o que equivale ao tamanho do punho apontado para o céu, mas deverá se alargar à medida que o tempo passa.


Neste momento a orbita é de 445 km, mas deverá se elevar para 550 km quando estiverem em operação. Quando isso acontecer o brilho também ficará mais esmaecido e mais difícil será a observação.


Como ver o trem Starlink
Para ver o "trem Starlink" ou qualquer outro satélite, é necessário que a luz do sol atinja sua estrutura e seja refletida até nossos olhos. Para que isso aconteça é preciso que os seguintes fatores estejam ocorrendo ao mesmo tempo:

1 - Céu escuro: deve ser noite no local da observação
2 - Altura do Sol: o disco solar deve estar entre 10 e 25 graus abaixo da linha do horizonte
3 - Satélite iluminado: os raios de Sol devem estar atingindo diretamente o satélite
4 - Ângulo de elevação: o satélite deve estar pelo menos 25 graus acima do horizonte

Quando estas quatro condições forem satisfeitas dizemos que o satélite estará potencialmente visível quando da sua passagem por nossa localidade.

Isso significa que tecnicamente poderá ser visto mas outros fatores poderão influenciar em sua observação, entre eles a altitude e o tamanho do satélite, seu material de revestimento e as condições atmosféricas no local da observação.

Quando o trem de satélites vai passar?
Naturalmente, a observação de qualquer satélite depende dele estar em nosso campo de visão e para saber quando isso vai acontecer você pode precisa rastrea-lo, fornecendo sua localização. Isso pode ser feito através do nosso site SATVIEW, acessível através desse link:

RASTREIE O TREM STARLINK

Em São Paulo, por exemplo, o trem poderá ser visto nos dias 30 de maio e 1 de junho, antes de o Sol nascer.

É importante lembrar que o "trem" apresenta baixa luminosidade. Assim, uma boa ideia é observar o céu em local bem escuro, longe de luzes fortes e se possível usar um binóculo de baixa amplificação, o que permitirá ver objetos mais tênues.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -